Em alusão ao seu 45º aniversário, a Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), realiza hoje, às 14h00 no Museu da Moeda, em Luanda, uma exposição das obras dos artistas vencedores das edições passadas do prémio ENSA-ARTE. A referida exposição visa homenagear os fazedores, promotores de arte e os responsáveis pelos mais de 30 anos de existência do prémio ENSA-Arte.
Considerado uma referência no panorama das artes plásticas em Angola, foi instituído em 1991, data que deu origem ao concurso "ENSA de Pintura”, a partir de uma exposição de sete pintores angolanos, respectivamente Viteix, Henrique Abranches, Augusto Ferreira, Jorge Gumbe, António Ole, Telmo Vaz Pereira e José Zan Andrade. Viteix foi o primeiro artista distinguido com o Prémio Ensa-Arte. O testemunho desta excelência tem sido seguido por gerações mais novas, da qual se destaca Uólfe Griot, o vencedor da última edição do prémio. Antes, Uólofe Griot venceu o prémio Ensa-Arte Juventude, edição 2018, na categoria de Pintura, com a obra "Floco de Pele”.
A primeira exposição individual de Uólofe Griot, nome artístico de Simão André Sebastião, foi realizada em Outubro de 2017, no ELA, intitulado "Ideia”.
Uólofe Griot nasceu a 13 de Março de 1989, em Luanda. Estudou Arte no então Instituto Superior de Artes, hoje Faculdade de Artes. É membro da Brigada Jovem dos Artistas Plásticos (BJAP) e da União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP). A sua última exposição foi realizada no Palácio de Ferro no início deste ano, intitulada "Rainha Njinga”.