Guterres condena lançamento de novo míssil de longo alcance

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou, quinta-feira, o lançamento de mais um míssil balístico de longo alcance pela Coreia do Norte e reforçou os apelos para uma desnuclearização completa e verificável da península.
"O Secretário-Geral reitera os seus apelos à República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) para cumprir plenamente as suas obrigações internacionais sob todas as resoluções relevantes do Conselho de Segurança, reabrir os canais de comunicação e retomar o diálogo que leve à paz sustentável e à desnuclearização completa e verificável da Península da Coreia”, disse o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado.

A Coreia do Norte disparou, ontem, um "novo tipo” de míssil balístico, possivelmente utilizando combustível sólido, de acordo com os militares sul-coreanos, marcando um avanço tecnológico e estratégico no programa de armamento do regime de Pyongyang.

"A Coreia do Norte parece ter lançado um novo tipo de míssil balístico, possivelmente com combustível sólido”, disseram à agência de notícias France-Presse (AFP) os chefes do Estado-Maior Conjunto Sul-Coreano.

Todos os mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês) lançados até agora pela Coreia do Norte usaram combustível líquido. No entanto, os mísseis de combustível sólido, que Pyongyang há muito procura desenvolver, são mais estáveis e mais rápidos no processo de lançamento, tornando-os mais difíceis de os detectar e os destruir pelas forças norte-americanas.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem