Mais de 15 milhões de kwanzas restituídos aos consumidores

 

Mais de 15 milhões de kwanzas restituídos aos consumidores

Luisa Victoriano | Malanje

Mais de quinze milhões de kwanzas é o montante que os fornecedores de bens e serviços, na província de Malanje, restituíram, face às 126 reclamações apresentadas pelos consumidores lesados, durante o 1º trimestre deste ano.

03/04/2023  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 08H38
Mais de 15 milhões de kwanzas restituídos aos consumidores © Fotografia por: DR

O dado foi confirmado ao Jornal de Angola, pelo director provincial  do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC).

Carlos Correia disse que das reclamações registadas, a maior incidência recai para os consumidores da Empresa Nacional de Distribuição Eléctrica ( ENDE), devido aos cortes anárquicos de energia eléctrica efectuado pelos técnicos da referida empresa, assim como a dívida de consumo de energia eléctrica por parte de muitos cidadãos.

Apontou, igualmente, as oficinas, bombas de combustíveis, empresas imobiliárias, concessionárias de automóveis, empresas de comercialização de  motorizadas como as principais entidades, onde se registou maior número de reclamações durante o período em referência.

Carlos Correia alertou que a instituição está aberta ao público, visando dar solução às  reclamações dos consumidores através das denúncias  que podem ser direccionadas uma vez  que são consagrados ao abrigo da Lei 15/2003 de 22 de Julho.

"Reclamar não é queixa, mas sim, um direito de cidadania, pelo que todos nós temos a tendência de ver os nossos problemas resolvidos”,  disse,

Aconselhou aos fornecedores de bens e serviços a cumprirem o seu papel, fornecendo produtos apropriados aos consumidores, visando garantir o bem-estar e a segurança física dos mesmos.

Fez saber que o livro de reclamação é de uso obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais de venda de bens e prestação de serviços. Apelou aos consumidores no sentido de exigir o seu direito por ser um dever de cidadania e qualidade dos bens e dos serviços.

Carlos Correia, anunciou que o INADEC continua a promover  acções de formação aos operadores económicos ligados ao fornecimento de  bens alimentares, segurança alimentar e atendimento por excelência.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem