Aplicados kz 6,6 mil milhões no fomento da produção agrícola



O chefe dos Serviços do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) no Cuando Cubango, Jacob Paulo disse em declarações ao Jornal de Angola, que os 358 projectos financiados, 80 são no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), que visou a aquisição de 60 motorizadas de três rodas e 20 carrinhas aos operadores de transporte de mercadorias ao título de crédito bonificado, avaliados em 204 milhões de kwanzas.

Jacob Paulo acrescentou que no quadro do Programa da Reconversão da Economia Informal (PREI), o Cuando Cubango foi contemplado com 72 projectos estimados em 60 milhões de kwanzas, pelo Programa de Apoio ao Crédito (PAC) beneficiou de 50 projectos em mais de 983 milhões de kwanzas e 49 projectos através do alívio económico e Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola (BNA), no valor de 3,5 mil milhões de kwanzas.

Fez saber que no âmbito da estratégia do Executivo sobre a reintegração socioeconómica e produtiva dos ex-militares, o Cuando Cubango beneficiou de 32 tractores no valor de 1,6 mil milhões de kwanzas, ao passo que pelo Micro-crédito do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), foi contemplada com 282 milhões de kwanzas.

Segundo o responsável, os referidos financiamentos permitiram a criação de 3.515 postos de trabalhos directos, sendo 1.164 através do programa de alívio económico e aviso 10/20 do BNA, 1.111 pelo Instituto de Reintegração Social de Ex-Militares (IRSEM), 560 pelo PAC, 144 pelo micro-crédito do PREI, 160 pelo PIDCR e 376 através do micro-crédito do FADA.

Reconversão da economia

Jacob Paulo disse que no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), lançado oficialmente na província desde Junho de 2022 e com término em Julho do mesmo ano, registou-se durante o período referenciado 16.777 micro-agentes económicos, nomeadamente feirantes, vendedores ambulantes e de bancadas. Explicou que do número de micro-agentes registados, 11.498 já estão formalizadas e destes 72 já receberam os seus financiamentos no âmbito do PREI, num montante total de 60 milhões e 570 mil kwanzas.

Realçou que ainda no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), numa primeira fase foram capacitados 5.978 micro empreendedores, dos quais 2.362 são do sexo feminino, em matéria de literacia financeira.

Disse que no âmbito das políticas do Executivo angolano de apoio ao produtor nacional, a par de outros programas do sector produtivo, no quadro da melhoria do ambiente de negócios, mormente o PREI, PIDCR, PAC, FADA, FACRA, destaca-se o PRODESI, como acrónimo do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações, cujos benefícios focam-se no fomento da produção, agrícola, comércio e distribuição de produtos do campo e da indústria.

Jacob Paulo referiu que na sequência dos programas e projectos de financiamento à luz do PRODESI e o FADA, através do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, recepcionou e remeteu a Direcção do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário, um total de 51 projectos que até ao momento aguardam aprovação e financiamento.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem