O Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o Ministério da Saúde (MINSA) realiza, desde o final da semana passada até ao dia 10 de Maio, em Luanda, a formação piloto dos agentes de campo e técnicos de Saúde a trabalharem no Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS–2023).
O Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde será realizado em todo o território nacional. As unidades de recolha de informação são os agregados familiares, da qual prevendo-se entrevistar 16.380 agregados, ao longo de cinco meses.
Alinhado com parceiros internacionais o IIMS poderá recolher informações sóciodemográficas sobre Saúde, desde Malária, VIH-Sida, Nutrição e tantos outros, com destaque para a medição da pressão arterial às famílias e Hepatite B.
O INE conta com parcerias internacionais tais como: Banco Mundial (BM); Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID); Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Empresa Internacional de Consultoria ICF.
O último Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde recolheu as informações em 2015 e 2016.