Jack Douglas Teixeira, um membro da Guarda Aérea Nacional suspeito de difundir documentos confidenciais do Pentágono nas redes sociais, desde Janeiro deste ano, foi acusado no Tribunal Distrital dos EUA, em Massachusetts, por dois crimes federais.
Os documentos do tribunal dizem que Teixeira, 21, supostamente cometeu esses crimes por volta de 28 de Fevereiro, enquanto analistas independentes afirmam que os documentos começaram a ser divulgados na internet desde o princípio de Janeiro.
Teixeira foi preso por agentes tácticos fortemente armados na quinta-feira, após uma investigação criminal de uma semana sobre a divulgação dos registos do Governo, uma violação que expôs ao mundo avaliações secretas e não envernizadas sobre a guerra na Ucrânia, as capacidades e interesses geopolíticos de outras nações e outros países problemas de segurança.
O jovem compareceu no tribunal para um breve processo no qual o juiz do Magistrado dos EUA, David Hennessy, ordenou que este fosse detido. Os investigadores acreditam que Teixeira seja o líder de um grupo na plataforma de media social Discord.