O Ministério da Defesa da Rússia relatou, este sábado, que, nas últimas 24 horas, as forças russas tomaram quase a totalidade de Artyomovsk (Bakhmut), além de terem destruído numerosas outras unidades ucranianas.
De acordo com o ministério, os combates mais ferozes de toda a região de Donetsk ocorreram perto de Artyomovsk, com unidades de assalto do Grupo Wagner a avançar e a tomar posse de dois quarteirões na periferia Norte e Sul da cidade.
"As unidades restantes das Forças Armadas da Ucrânia em Artyomovsk estão deliberadamente a destruir a infra-estrutura da cidade e os edifícios residenciais para retardar o avanço das nossas tropas, enquanto recuam”, de acordo com o ministério.
Ainda, segundo os militares russos, nas regiões de Kherson, Kupyansk e Krasny Liman, o Exército ucraniano sofreu perdas de cerca de 115 homens, eliminados pelos agrupamentos de tropas Zapad (Ocidente) e Tsentr (Centro). Além disso, as forças ucranianas perderam três unidades de artilharia autopropulsada Gvozdika, um veículo blindado de transporte de pessoal, dois carros, dois veículos militares blindados, um picape e obuseiros D-20 e D-30.
Já nas regiões de Donetsk, a Sul de Donetsk e Zaporozhie, os agrupamentos de tropas russas Yug (Sul) e Vostok (Oriente) teriam eliminado cerca de 345 combatentes ucranianos, dois veículos militares blindados, três carros, uma picape, dois obuseiros D-20 e Msta-B cada e um lançador múltiplo de foguetes Grad.
"A aviação táctico-operacional, as tropas de mísseis e artilharia das Forças Armadas da Federação da Rússia atingiram 73 unidades de artilharia do Exército ucraniano em posições de tiro, militares e equipamentos em 95 áreas”, disse o Ministério da Defesa da Rússia, acrescentando que "um depósito de combustível e lubrificantes da 81ª Brigada de Mobilização Aérea das Forças Armadas da Ucrânia foi destruído perto da cidade de Slavyansk, na República Popular de Donetsk.