O Petro de Luanda procura carimbar presença na final da 23ª edição da Taça de Angola em andebol sénior feminino, quando defrontar, hoje, às 17h00, o Desportivo do Maculusso, no Pavilhão Principal da Cidadela, em partida referente à segunda-mão da meia-final, depois da vitória, ontem, por 28-18, no primeiro desafio.
Dotadas de argumentos técnicos e tácticos, as tricolores, seguramente, tudo vão fazer para saírem vitoriosas do encontro. Teresa Almeida "Bá”, Marília Quizelete "Inglesa”, Vilma Nenganga, Tahany Castro, Suzeth Cazanga e Naíria Caquinta, sem desprimor para as demais, são alguns destaques do plantel, pelo que se aguarda por uma partida com domínio da turma do Eixo Viário.
O Desportivo do Maculusso vai tentar equilibrar os números. Cientes da envergadura da adversária, Kátia Santos e pupilas estão avisadas das dificuldades a serem vivenciadas no desafio. Ainda assim, o grupo aposta na determinação para fazer frente ao ímpeto ofensivo da equipa oponente.
Consistência defensiva, melhor circulação da bola, rapidez nas transições e ataque organizado pode ser determinante ao cabo dos 60 minutos. Ontem, em partida da primeira-mão, as petrolíferas venceram por 28-18, com o parcial de 11-9, ao intervalo.
O resultado desnivelado evidencia a superioridade da equipa orientada por Vivaldo Eduardo. Apesar de ter equilibrado na primeira parte, na segunda o Desportivo do Maculusso recuou e foi incapaz de manter a mesma dinâmica.
A outra meia-final está agendada para 2 e 3 de Junho, em Benguela, entre o Electro do Lobito e 1º de Agosto.
O vencedor da Taça de Angola será conhecido a 29 de Julho, na província do Namibe, palco do nacional sénior feminino.
Masculinos
Em masculinos, o 1º de Agosto recebe hoje, às17h00, no Complexo do Gama, o Petro de Luanda, desafio referente à segunda-mão da meia-final da mesma competição. Em casa, Filipe Cruz e comandados ambicionam fazer mais, ou seja, vencer.
Com foco na conquista do título, carimbar o passe para a final da prova é a meta traçada pelos militares. Com efeito, o grupo está empenhado em anular quaisquer intenções dos adversários, pois pode complicar as contas.
Ontem, no Catetão, o 1º de Agosto derrotou o Petro, por 38-27, com 16-13, jogados 30 minutos da primeira parte.
Ainda ontem, o Interclube confirmou presença na final ao derrotar 24-20, o Desportivo da Banca em partida disputada no Multiusos Arena do Kilamba, com o parcial de 10-9, ao intervalo. No primeiro desafio, na quinta-feira, os polícias às ordens de José Pereira "Kidó” venceram os bancários comandados por Alexandre Machado, por 25-17, com 11-11, ao cabo dos primeiros 30 minutos.
A final da Taça de Angola está agendada para 31 de Julho, na província do Huambo, após a disputa do nacional.