Berlim encerra consulados russos


A Chancelaria alemã anunciou, ontem, o encerramento dos consulados russos no país e diz que também cessará os trabalhos nos consulados de Kaliningrado, Ekaterinburgo e Novosibirsk, na Rússia.

Por seu lado, a Rússia pediu ao Governo alemão que "parasse” a forte "degradação das relações bilaterais” entre os dois países. Na quarta-feira, a Alemanha disse que mandaria encerrar quatro dos cinco consulados russos, revogando as suas licenças.

O Ministério das Relações Exteriores alemão acusou Moscovo de aumentar as tensões após a Rússia limitar o número de autoridades alemãs a 350 pessoas em território russo, segundo noticiou a Reuters.

"Esta decisão injustificada está a forçar o Governo federal a fazer cortes muito significativos em todas as áreas da sua presença na Rússia”, disse um porta-voz. O Governo russo tem permissão para operar a sua embaixada em Berlim e o consulado-geral, mas a Alemanha espera que os restantes órgãos russos cessem as operações até o final do ano.

A Alemanha vai também fechar os próprios consulados em Kaliningrado, Ekaterinburgo e Novosibirsk, deixando apenas a Embaixada alemã na capital russa, Moscovo, e o consulado em São Petersburgo em operação. A Rússia considerou a medida como hostil e com a finalidade de destruir as relações entre os dois países.

"Consideramos a exigência do MRE da Alemanha de fechar os consulados gerais da Rússia em Hamburgo, Leipzig, Munique e Frankfurt até 31 de Dezembro de 2023, tendo como pano de fundo a decisão da Alemanha de reduzir a sua presença consular na Rússia, como outra medida hostil destinada a destruir ainda mais as relações russo-alemãs, que têm décadas de cooperação multifacetada, rica e mutuamente benéfica”, disse em comunicado a chancelaria russa.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem