Estado da Flórida: Negros “beneficiaram com a escravatura”

 
 
O estado da Flórida, liderado pelo republicano Ron DeSantis, tem protagonizado alguns dos ataques mais significativos ao ensino de direitos sociais e de questões de inclusão, restringindo em particular a abordagem de temas relacionados com a comunidade LGBTI+.

O novo currículo de estudos sociais da Flórida, nos Estados Unidos, vai apresentar uma versão historicamente incorrecta e discriminatória sobre o processo de escravatura no país, com os documentos para o próximo ano lectivo a afirmarem que a população negra retirou "benefícios pessoais” do processo e que "os escravos desenvolveram competências”.

A notícia foi avançada pela CBS News, que analisou os documentos referentes ao currículo da disciplina de Estudos Sociais, no capítulo sobre Estudos Afroamericanos. As expressões e ensinamentos em causa serão leccionados a crianças entre o sexto e oitavo anos, para estudantes entre os 11 e 14 anos de idade, isso já no próximo ano lectivo.

O novo plano escolar foi aprovado na quarta-feira, numa reunião da administração educativa do estado da Flórida.

As aulas incluirão capítulos sobre a compreensão das "causas, cursos e consequências do tráfico de escravos nas colónias”, e será pedido aos alunos que descrevam "o contacto dos exploradores europeus com o sistema sistemático de troca de escravos em África”, atribuindo uma boa parte da responsabilidade pelo crime aos povos africanos - algo que é simplesmente errado, já que vários estudos e documentos sobre o período demonstram que os países europeus foram claramente os principais responsáveis pela disseminação da escravatura e do racismo estrutural que daí adveio.

O texto, que menciona "benefícios pessoais” para pessoas negras, está incluído numa "clarificação” a uma aula que pede que os estudantes "examinem os vários deveres e funções dos escravos”, como trabalho agrícola, serviço doméstico, entre outras tarefas.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem