Filda fecha portas com saldo de 75 mil visitantes


Visitantes. Foram aos milhares (75 mil) aqueles que durante quatro dias marcaram presença na FILDA (Feira Internacional de Luanda), que terminou, ontem, com um balanço mais do que positivo.

Apesar de não ter sido divulgado para já o volume de negócios. A organização e os expositores consideraram que a 38 edição da FILDA superou todas as expectativas. E parece terem razões de sobra.

A presença das mil e 307 empresas na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, onde decorreu o evento numa área de exposição de 28 mil metros quadrados superou os três anos anteriores: 2019 (785 expositores), 2021 (559) e 2022 (624 expositores).

Para além da afluência dos visitantes (cerca de 15 mil por dia, segundo a organização) e do recorde de empresas, este ano os números da participação de empresas internacionais ultrapassaram os da edição de 2022, com 139.

A organização sublinhou igualmente, que o crescente número de sectores envolvidos que entende como símbolo do reconhecimento da necessidade da diversificação da economia.

"É uma edição que vai ficar para história pela forma como aconteceu”, disse Bruno Albernaz, organizador do evento.

"Tivemos números de criação e geração de negócios muito importantes, uma afirmação daquilo que é feito em Angola”, continuou ressaltando que "esta feira é sem sombras de dúvidas, uma montra do que se faz no nosso país”.

Novo parque de exposições

O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, anunciou, a preparação de um projecto para alargar o espaço de exposições da Feira Internacional de Luanda, de formas a congregar um maior número de empresas. Uma alusão ao facto de este ano mais de 50 empresas terem ficado de fora por falta de espaço. "Desperta a nossa atenção para que possamos trabalhar com o promotor num parque de exposições maior", vincou Mário Caetano João, durante a gala "Leões de Ouro" que decorreu numa unidade hoteleira de Luanda O governante sustentou que o seu departamento deverá trabalhar com o promotor do evento no sentido de mobilizar a banca comercial para financiar o surgimento do novo parque de exposições na Zona Económica Especial (ZEE).

Segundo Mário Caetano, eventualmente será desmontado o salão de exposição existente para dentro de 10 ou 11 meses montar-se um novo parque de exposições.

"O projecto já existe, vai ser montado sobre o mesmo espaço e há aqui uma grande possibilidade de vermos uma empresa e um negócio a crescer da forma como está a crescer a feira", disse.

Os galardoados

Na noite da Gala de Premiação dos expositores e outras entidades que prestaram serviços à 38ª Edição da FILDA, houve mais de uma dúzia de vencedores. Fica a lista dos principais galardoados: ANPG (vencedor do grande "Leão de Ouro” da FILDA 2023);

AGT (melhor participação, entidades empresas públicas); Grupo hipermáquinas (melhor participação na categoria de Máquinas e equipamentos); Porto do Lobito (melhor participação transporte e logística); Grupo Carrinho (melhor participação indústria); Probeutty (melhor participação cosmética e saúde); Gilda Gil (melhor participação mulher empreendedora); SFT Angola (melhor participação agrícola e pesca); Casa Nova (melhor participação feito em Angola); Omatapalo (melhor participação construção civil e obras públicas); EMIS (economia digital); Sanlam (melhor participação de seguros) e Sonangol vence melhor (participação de sustentabilidade, ambiente).

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem