Técnicas de velocidade lideram sessão de treino

 

Técnicas de velocidade lideram sessão de treino

Rosa Panzo

Jornalista

Técnicas de velocidade lideram hoje, na Baía de Luanda, a sessão de treinos da segunda fase de preparação da Selecção Nacional de Vela da classe Optimist com vista à participação no Campeonato Africano a disputar-se de 2 a 9 de Maio em Marrocos.

09/04/2023  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 07H05
Vela na classe optimist © Fotografia por: Edições Novembro
A equipa técnica liderada por Moisés Camota pretende aprimorar com profundidade a leitura das ondas, do vento e a polpa, questões que custaram o título individual de campeão continental aos adolescentes angolanos em Capetown, África do Sul, em 2022.

Em declarações ao Jornal de Angola, o seleccionador nacional assegurou: "Além de técnicas de velocidade, vamos apostar também na resistência física em que se ressaltam as técnicas da prancha e retirar a água do barco no decorrer da competição com muita rapidez. Parte desses exercícios, vamos fazê-los em terra”.

Para apaziguar a paz de espírito dos atletas, Camota trabalha a vertente psicológica. Em causa está o momento, em que se vão deparar com pressão e ansiedade. O controlo desse "mal” é imperioso e necessário, "principalmente, para os estreantes”.

O seleccionador disse que Angola leva a Marrocos o actual líder do ranking nacional, Francisco Cândido, de 14 anos. O adolescente vai fazer a estreia nas competições internacionais.

"É um atleta que mereceu a nossa confiança por tudo quanto ganhou nas provas do calendário da Federação Angolana de Desportos Náuticos da corrente época”, disse.

Francisco Cândido mostrou-se satisfeito por integrar a selecção nacional pela primeira vez e garantiu estar motivado para manter o prestígio do país.

"Sou estreante nas provas internacionais e estou a preparar-me com responsabilidade de ajudar os meus colegas a revalidar o título por equipa e resgatar o individual. Sabemos que não será difícil, mas com trabalho de casa tudo será possível no palco da competição”, disse.

Em fase de pausa escolar, Moisés Camota baixou os horários de treinos e aumentou o volume de trabalho. Os adeptos podem acompanhar os exercícios de quarta-feira à sexta-feira a partir das 12h00 até às 18h00. Aos sábados e domingos, das 10h00 às 18h00.

A "Operação Marrocos” é preparada por uma legião constituída por Vitória Camota, Fernanda Mendes, Carlos Jamba, Francisco Cândido, Augusto Amaro, Laureano Simão e Hermenegildo Afonso.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem