Meninas vulneráveis recebem mais de 600 bolsas

 
 
O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) informou, sexta-feira, em Luanda, que tem disponível 610 bolsas de estudo, no quadro do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), para frequência de cursos nas áreas da Ciência e Tecnologia, destinado às meninas vulneráveis do ensino secundário no país.

O director nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do MESCTI, António Alcochete, disse que as bolsas de estudo são parte de uma iniciativa do PDCT e do Ministério da Educação, com o financiamento de 90 milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e dez milhões de dólares do Governo angolano.

"Os beneficiados vão receber um valor mensal, equivalente a 200 dólares. O objectivo do projecto é ajudar a minimizar o número de crianças que abandonam as escolas e contribuir mais para a emancipação e empoderamento das mulheres angolanas”, referiu.

António Alcochete disse que o PDCT pretende contribuir, desta forma, para a diversificação da economia, através da inovação científica e tecnológica. "Queremos ainda com o projecto produzir conhecimento, por meio de soluções tecnológicas, sobre os problemas empresariais, transferência de tecnologia e os ganhos futuros pela criação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT)”.

O Parque de Ciência e Tecnologia e Inovação de Luanda, explicou, vai contar, essencialmente, com espaços para incubação de empresas, formação, investigação científica e conferências, bem como áreas verdes e de estacionamento. O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia tem como metas formar, até 2026, 54 orientadores vocacionais, para realizarem estudos sobre a disparidade de género no domínio da ciência e tecnologia e a realização de 40 projectos de investigação científica no país.

Os encontros do Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES) serviram para analisar os assuntos ligados ao desenvolvimento do subsistema de Ensino Superior, assim como analisar as políticas e programas de fomento e promoção da investigação científica para o desenvolvimento tecnológico e inovação.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem