Petro defronta o ABC com olhos na outra fase


A equipa do Petro de Luanda entra em acção hoje, às18h30, no Pavilhão Arena de Kigali, quando defrontar o Abidjan Basketball Club (ABC) da Côte d'Ivoire, na última partita referente aos quartos-de-final da terceira edição da Basketball Africa League (BAL).

Em caso de vitória, os tricolores carimbam o passe para a meia-final e ficam a uma vitória da decisão da terceira edição da prova dos clubes campeões, neste novo formato, uma parceria entre a Fiba-Afrique e a Liga Norte Americana de Basquetebol (NBA).

O técnico principal do embaixador angolano na aludida prova, José Neto, reafirmou que depois do segundo lugar em 2022, o objectivo passa por conquistar o título, apesar de reconhecer que a meta se adivinha difícil, razão pela qual, pretende abordar o jogo com as devidas cautelas de modo a evitar surpresas.

Por outro lado, o timoneiro tricolor defende que uma defesa sólida, incluindo marcação individual, marcação por zona ou uma combinação de ambas, será fundamental. Durante os treinos realizados em Luanda, Neto foi incisivo sobre a importância de executar bem as jogadas combinadas, incluindo passes precisos, cortes, triangulações ofensivas, pick and roll e jogadas de transição rápida.

"O nosso adversário reforçou-se com três jogadores importantes, um base um poste e um extremo. São atletas com qualidade técnica acima da média , actuam em ligas competitivas da Europa e Arábia Saudida. Vamos ter de fazer um novo scouting para estarmos mais preparados”, analisou José Neto.

Trata-se do base tunisino Omar Abada de 30 anos, 1,89 metros, o extremo queniano Tylor Ongwae de 31 anos, 2,01 metros e do poste da Guiné Conacri, Ousmane Drame de 29 anos, 2,06 metros.

Um dos maiores esteios do ABC é o base Abdoulaye Harouna, de 31 anos, jogador capaz de criar desequilíbrio e fazer a diferença, em determinados momentos da partida, segundo José Neto.

"O Harouna é um jogador muito perigoso, tivemos a possibilidade de o defrontar nas edições anteriores da BAL, sabemos o quanto ele é capaz de fazer a diferença. É motivo de preocupação, mas além dele tem outros reforços e temos de estar atentos a todos estes indicadores dos adversários”, destacou, dizendo que a defesa do Petro pode ser uma arma importante para o cumprimento dos objectivos.

As equipas do Petro de Luanda e do Ferroviário da Beira de Moçambique, são as únicas entre as oito que mantiveram os planteis que usaram durante a fase preliminar da competição.

Por outro lado, o técnico destacou que os treinos decorreram a bom rítimo e que a equipa está preparada para entrar em acção logo mais.

Eis os jogadores eleitos: Souleyman Diabate, Gerson Domingos, Petro Bastos, Childe Dundão, Carlos Morais, Jone Pedro, Gerson Lukeny, Ater Majok, Aboubacar Gakou, Glofate Buiamba, Damian Hollis, Anadji Chime e Seifeldin Hendawy.

A terceira partida dos quartos-de-final acontece às 15h00, e frente a frente estarão as formações do Association Sportive Duanes do Senegal e Ferroviário da Beira de Mocambique.

Legenda: Tricolores São os favoritos à passagem para as meias-finais da maior competição africana de clubes.


Stade Malien e Al Ahly confirmam passagem

As formações do do Stade Malien do Mali e Al Ahly do Egipto confirmaram as respectivas passagens para as meias-finais da terceira edição da Basketeball African League (BAL), ao derrotarem ontem, no Pavilhão Arena de Kigali, as similares do Cape Town Tigers da África do Sul e REG do Rwanda, por 78-69 e 94-77, respectivamente.

Os malianos, vencedores da conferência Sahara, mostraram a sua superioridade frente aos sul-africanos do Cape Town Tigers, e confirmaram o passe de acesso às meias-finais da aludida competição.

Com uma defesa organizada é um ataque demolidor, o Stade de Malien do Mali anotou 31 no quarto inicial, contra quinze do seu opositor, que se mostrou bastante apático.

No segundo período, os sul-africanos entraram mais determinados e conseguiram conter as acções ofensivas dos malianos, apesar de terem perdido no parcial por 17-15, o que perfez 38-30, ao cabo dos primeiros 20 minutos.

Os dois últimos quartos, a formação do Cape Town Tigers da África do Sul foi superior vencendo no parcial por 22-16 e 17-14, números insuficientes para evitar a derrota, por 69-78.

Na outra partida, a formação do Al Ahly do Egipto superou sem grandes dificuldades, a equipa caseira do REG, por 94-77.

Os egípcios do Almoço Ahly venceram os dois primeiros períodos por 23-18 e 23-14, fixando o resultado nos primeiros 20 minutos em 46-32.

Os últimos dois quartos foram jogados sob signo de equilíbrio. No terceiro período registrou-se uma igualdade de 21 pontos, ao passo que no derradeiro período o Al Ahly do Egipto venceu no parcial por 27-24, perfazendo 94-77, ao cabo dos 40 minutos.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem