Segundo o Site da CMC, a selecção das empresas foi baseada em categorias e com distribuição de áreas de actividade por percentagem. Para os sectores do comércio e prestação de serviços (45 por cento), tecnologia e telecomunicações (15 por cento), agricultura e pecuária (15 por cento), exploração e indústria (15 por cento), seguros (cinco por cento) e transportes (cinco por cento).
Desta selecção, a província de Luanda teve a maior representatividade com 70 por cento, seguido do Namibe (10 por cento), Benguela (cinco por cento), Huambo (cinco por cento), Huíla (cinco por cento) e Moxico (cinco por cento).
O programa "Emergentes” foi lançado, em Maio de 2022, e é uma iniciativa que se enquadra nas acções de promoção da Comissão do Mercado de Capitais para financiamento de Pequenas e Médias Empresas (PME) por via Crowdfunding (empréstimo de capital) e capital de risco.
Com duração de três anos, o programa engloba sete fases, que vão desde período de candidatura, passando pela avaliação e mentoria, até admissão no segmento alternativo da bolsa.
O projecto nasce com o objectivo de orientar e apoiar pequenas e médias empresas com elevado potencial em diversos estágios de crescimento, em que o foco é aprimorar as práticas de governação e gestão, maturar os seus produtos e serviços, de forma a habilitá-las a emitir instrumentos financeiros no mercado de capitais.
Juros mais baixos
Sem a definição de um tecto de financiamento que depende da apetência dos investidores, das suas capacidade e necessidades das empresas, as taxas aplicadas serão mais apreciadas em comparação com as existentes no mercado, inclusive nos bancos comerciais. O projecto comporta programas de consultoria e auditoria para direcionamento sem custos adicionais, com os parceiros operacionais, como a Delloite, Acelera Angola, Academia do Empreendedor, Ernst &Young e outros.