Mais de dois mil milhões de kwanzas para o programa de combate à pobreza

O Governo do Bengo vai disponibilizar, este ano, mais de dois mil milhões de kwanzas para o Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, avançou, sexta-feira, em Caxito, o director provincial do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística.

Belarmino de Matos, que falava durante o primeiro Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, que reuniu directores provinciais, administradores municipais e membros da sociedade civil, disse que o Bengo agendou como uma das prioridades o combate à fome e à pobreza.

Segundo o técnico, o valor mencionado não é suficiente, mas o possível para arrancar com o Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, para este ano económico.

"Para o exercício económico de 2023, a província do Bengo recebeu 0,5 por cento do Orçamento Geral do Estado (OGE), que corresponde a 63.098.537.585.00 Kzs, dos quais 40 por cento serão para pagamento de salários da Função Pública”, justificou.

Em segundo plano estão as contribuições para a Segurança Social, seguindo-se as despesas com bens e serviços e por último as outras despesas, correspondendo a mais de 21 mil milhões de kwanzas.

No âmbito da carteira Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a província do Bengo não vai inscrever nenhum projecto novo, até que se concluam todos os que estão em curso. São no total 122 programas, dos quais 50 estão concluídos, 50 em curso, 16 paralisados e seis por iniciar.

Sobre os projectos paralisados, Belarmino de Matos apontou problemas de natureza burocrática e indisponibilidade financeira do Ministério das Finanças.

"Nem sempre o dinheiro aprovado é cabimentado, dos 122 projectos inscritos na carteira do PIIM sete são de âmbito ministerial e 15 de âmbito local. Os gestores devem fazer o máximo para a conclusão dos projectos em curso, para que se abra espaço para se introduzir novos programas”, disse.  

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem