Rússia aumenta vendas de petróleo apesar das sanções


As exportações russas de petróleo atingiram um pico de três anos em março, apesar das sanções, mas os ganhos são inferiores aos de 2022, segundo dados divulgados, esta sexta-feira, pela Agência Internacional de Energia (AIE).

Os aliados da Ucrânia têm adoptado sanções económicas contra Moscovo para diminuir a capacidade russa de financiar o esforço da guerra que iniciou com a invasão do país vizinho em 24 de Fevereiro de 2022.

Mesmo assim, as exportações de petróleo russo aumentaram em Março em 600.000 barris por dia, para 8,1 milhões de barris diários.

O aumento incluiu os produtos petrolíferos refinados, que subiram 450.000 barris por dia, para 3,1 milhões de barris por dia.

"As exportações russas de petróleo em Março atingiram o nível mais elevado desde Abril de 2020, à medida que os fluxos de produtos aumentaram para níveis registados pela última vez antes da invasão russa da Ucrânia", observou a AIE.

Como resultado, "as receitas estimadas recuperaram em Março em mil milhões de dólares, para 12,7 mil milhões de dólares.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem