Três trabalhadores de uma empresa privada de segurança, entre os quais o director, foram detidos há dias, em Luanda, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), acusados de terem furtado armas de fogo, do tipo AKM, e vendido a uma outra instituição do ramo
O porta-voz do SIC, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, disse que os cidadãos, com idades entre os 23 e 57 anos, tinham as funções de guarda e de responsável de direcção numa empresa privada, ao passo que o terceiro elemento era proprietário de uma empresa, igualmente, do referido sector.
Os mesmos estão detidos, indiciados nos crimes de furto qualificado de armas de fogo e compra de armas furtadas.
O oficial superior explicou que um dos acusados foi detido pelo facto de, no dia 4 de Abril, por volta das 20h30, ter furtado duas armas de fogo do tipo AKM e uma caçadeira no interior de uma empresa de segurança privada onde trabalhava.
"No dia 25 do mesmo mês, às 10 horas, o mesmo guarda voltou a furtar mais duas armas de fogo, do tipo AKM, no interior da guarita da Casa de Jogos, conhecida por Bet Sporting, no bairro Maculusso, Distrito Urbano da Ingombota, município de Luanda”, elucidou Fernando de Carvalho.
O porta-voz do SIC/Luanda disse que o armamento era furtado sempre que o guarda fosse rendido no posto, mantendo-se sentado com a simulação de estar a aguardar por alguém e, em seguida, pedia a chave da guarita, sob alegação de que estava a retirar os seus pertences e acabava por furtar as armas de fogo.
Fernando de Carvalho esclareceu que, com a arma em sua posse, o segurança contactava o proprietário de uma outra empresa de segurança, a quem vendia ao preço de 50 mil kwanzas a metralhadora do tipo AKM, e 160 mil kwanzas a caçadeira. As armas foram compradas pelo proprietário de uma empresa de segurança, através de um funcionário, já detido. O oficial superior da Polícia Nacional adiantou que, além dos três detidos, foram ainda apreendidas quatro armas de fogo sem os respectivos carregadores. Entre os detidos, consta o director da empresa que comprou a arma e dois guardas.
Fonte: Jornal de Angola
Tags
Sociedade