Liga das Nações feminina de futebol: Selecção portuguesa conhece adversários

 
Portugal vai defrontar a França, Noruega e Áustria no Grupo A2 da Liga A da primeira edição da Liga das Nações feminina de futebol, segundo ditou o sorteio, esta terça-feira, em Nyon, na Suíça.
A Selecção lusa, que partiu do Pote 4, vai encontrar uma França que foi semi-finalista do Europeu de 2022, uma Noruega duas vezes campeã europeia, em 1987 e 1993, e uma Áustria semi-finalista do Euro2017 e que chegou aos quartos-de-final do Euro2022.

A França segue, actualmente, no quinto lugar do ranking mundial, enquanto a Noruega é 12ª e a Áustria está no 18º, todas à frente da equipa das 'quinas', que é 21ª e conseguiu, recentemente, o primeiro apuramento para um Mundial, que vai disputar este ano.

O objectivo de Portugal passa pela manutenção na Liga A, que só é garantido para os dois primeiros classificados de cada um dos quarto agrupamentos, com o terceiro a rumar a um play-off e o quarto a ser relegado à Liga B. Nos outros agrupamentos da Liga A, Inglaterra, Países Baixos, Bélgica e Escócia ficaram no A1, Alemanha, Dinamarca, Islândia e País de Gales no A3 e Suécia, Espanha, Itália e Suíça no A4.

A fase de grupos consta de três jornadas duplas, em 20 a 22 de Setembro (primeira), 23 a 26 de Setembro (segunda), 25 a 27 de Outubro (terceira), 28 a 31 de Outubro (quarta), 29 de Novembro a 01 de Dezembro (quinta) e 02 a 05 de Dezembro (sexta).

O primeiro classificado segue para a 'final four', o segundo permanece na Liga A, o terceiro vai aos play-offs de promoção/despromoção, a duas mãos, com um segundo classificado da Liga B, enquanto o quarto é relegado à Liga B.

A fase decisiva da primeira edição realiza-se entre 21 e 28 de Fevereiro de 2024, sendo que os finalistas da Liga A qualificam-se para os Jogos Olímpicos de Paris2004 - se um deles for à França, já qualificada como anfitriã - segue o melhor semi-finalista.

Portugal está na Liga A da primeira edição da prova face ao 16ª posto no ranking do coeficiente da UEFA - entra como 15ª, de 16, face à exclusão da Rússia (14ª), devido à invasão da Ucrânia -, que inclui a qualificação para o Mundial 2023 (40%), a fase final e a qualificação para o Europeu 2022 (40%) e a fase final e a qualificação para Mundial de 2019 (20%).

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem