Bob Marley celebrado em Angola no Vinilburg


Os músicos Huito Jah Locks, Brother Benjamim, José, Tuka Kongo e a Banda Roots Reggae participam num espectáculo denominado “Tributo a Bob Marley”, a ser realizado, hoje, das 16h00 às 21h00, no espaço Vinilburg Bar, na Vila Alice.

O espectáculo está a ser promovido pela Associação dos Amigos de Reggae de Angola (NARA). Foram convidados a participar no espectáculo os cantores Selecta Ras Sassa, Terroryzer e Dj Lolas. Os artistas vão explorar os seus melhores temas e recordar alguns sucessos do "Rei” Bob Marley.

Há mais de nove anos, a NARA e outras organizações têm realizado eventos relacionados com o 11 de Maio, dedicado a Bob Marley e outras efemérides ligadas ao reggae e o movimento Rastafari.

As celebrações do 11 de Maio não ficam apenas pela capital, no passado dia 6 do corrente mês foi realizado um colóquio sobre a Vida de Bob Marley, promovido na Praia Morena, em Benguela. Teve como oradores o sociólogo, historiador e pioneiro do movimento Rasta em Benguela, Manuel dos Santos. O evento teve a iniciativa do Círculo Rastafari de Benguela e a Comunidade Pan Afrikana.

"Sons de África” promove o reggae

Manuel Quizembo, que é realizador e apresentador do programa radiofónico "Sons de África” emitido aos sábados, das 6h00 às 8h00, na Luanda Antena Comercial (LAC), junta-se à efeméride com uma edição especial " O Reggae e o Continente Africano”.

Como convidados terá Tony Sofrimento, Tomás de Melo e Ras Kiobe Kilunji, o primeiro um conhecedor e coleccionador da música reggae e os dois últimos jornalistas com um histórico na divulgação desta corrente musical.

Em declarações ontem ao Jornal de Angola, Manuel Quizembo revelou que terá uma manhã diferente, com intervenções e propostas musicais em torno das estrelas africanas que apostaram no reggae e do impacto que a mensagem desta música teve na libertação do continente.

Temas de Lucky Dube, Alpha Blondy, Tiken Jah Fakoly, Touré Kunda e Manú Dibango são esperados ao longo da emissão. O "Sons de África” existe há mais de uma década e tem apostado na divulgação dos principais nomes e estilos da música africana. Manuel Quizembo é um entusiasta dos ritmos africanos, por isso, mantém o programa com regularidade.

O legado do "Rei” Bob Marley

Robert Nesta Marley no meio artístico é tratado Bob Marley. É considerado o "rei do reggae” e um dos principais divulgadores do movimento Rasta. Nascido a 6 de Fevereiro de 1945, em Nine Mille, Jamaica, morreu em 11 de Maio de 1981, em Miami, nos Estados Unidos. A sua música continua a influenciar muitas gerações.

Foi um dos pioneiros na divulgação do estilo reggae e a filosofia de modo de vida rastafari. Com Peter Tosh e Bunny Livingston fundou os "The Wailers”, uma das principais formações da história do reggae. Dentre os vários reconhecimentos, Bob Marley foi distinguido com a medalha de "Paz do Terceiro Mundo”, pelas Nações Unidas. A revista "Time”, em 1999 considerou o disco "Exodus” o "Álbum do Século”. Bob Marley está entre os 100 maiores artistas de "Todos os Tempos”. Em 2001 foi-lhe atribuído, a título póstumo, um Grammy pelo conjunto da sua obra. A canção "One Love” foi considerada "A Canção do Milénio” pela BBC.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem