EUA violam na Síria acordos internacionais

 
Os Estados Unidos continuam a violar flagrantemente os protocolos de desconflito e o memorando russo-americano sobre voos seguros na Síria, denunciou na sexta-feira, Oleg Gurinov, vice-chefe do Centro Russo para Reconciliação das Partes Opositoras na Síria (uma divisão do Ministério da Defesa da Rússia).

"Apesar do facto de que o lado russo continua comprometido com o memorando de entendimento entre o Ministério da Defesa russo e o Departamento de Defesa dos EUA de 20 de Outubro de 2015, a chamada coligação internacional anti-terrorista liderada pelos Estados Unidos continua a violar descaradamente os protocolos de desconflito e o memorando bilateral russo-americano sobre a segurança dos voos na Síria. As violações têm um carácter deliberado e sistémico”, disse.

Como exemplo de tais violações, Gurinov citou casos bastante frequentes quando aviões de guerra da coligação activam sistemas de direcção de armas em aviões russos denunciado por pilotos russos durante voos programados nas regiões orientais da Síria.

Em Abril deste ano, as Forças Armadas norte-americanas teriam reforçado a presença ilegal na Síria com carregamentos militares e mais veículos para transportar petróleo para fora do país.

Os militares dos EUA levaram dezenas de veículos e containers militares do Norte do Iraque para as bases na Síria, informou na altura a agência síria SANA.

Conforme informaram as fontes, o comboio das forças não autorizadas na Síria era composto por 60 veículos, incluindo camiões que transportavam containers de armas, munições, veículos blindados militares avançados e 40 petroleiros acompanhados por três veículos militares, que entraram através do ponto fronteiriço ilegal de Al-Walid, em Al-Hasakah.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem