Depois da Liga dos Campeões Europeus, entram hoje em cena as meias-finais da Liga Europa, à partir das 20h00, com o Leverkusen a tentar reverter em casa a desvantagem de 0-1 na deslocação ao reduto do AS Roma, e o Sevilla a receber a Juventus para desfazer o empate a uma bola, no desafio disputado em Turim.
Após a conquista da Liga Conferência Europa em 2021/22, na época de estreia da competição e naquele que é o primeiro troféu da UEFA de sempre da Roma, o técnico José Mourinho pode levar a agremiação da capital italiana à nova final, à nova conquista europeia e alcançar o objectivo da época: a qualificação à Liga dos Campeões.
A AS Roma ocupa o sexto lugar da Série A, a seis pontos do quarto classificado, a rival Lazio, quando faltam apenas por disputar três rondas. Ou seja, por via do campeonato italiano será difícil chegar à próxima edição da "Champions”. Então, resta apenas a possibilidade de vencer a Liga Europa para se qualificar de forma automática.
Quanto a Mourinho, o técnico português procura a sexta final europeia de clubes, depois das vitórias na Liga dos Campeões em 2003/04 (FC Porto) e 2009/10 (Inter de Milão), na Taça UEFA de 2002/03 (FC Porto), na Liga Europa de 2016/17 (Manchester United), além da Liga Conferência Europa da última época.
Obrigado a recuperar a desvantagem da primeira-mão, o Bayer Leverkusen, equipa que "caiu” da Liga dos Campeões, agora treinada pelo antigo médio espanhol Xabi Alonso, procura ainda o seu primeiro título em provas europeias, após ter perdido as finais da Taça UEFA, em 1988, e da Liga dos Campeões, em 2002.
No outro encontro das meias-finais, também às 20h00, Sevilha, recordista de títulos na Liga Europa com seis, tenta ultrapassar uma Juventus que tem história na Europa.
Agora na Andaluzia, os dois emblemas tentam salvar o que tem sido para ambos uma época bem problemática, com o Sevilha, a certa altura, a ter a manutenção em risco na Liga espanhola (é 10º, mas chegou a ocupar os lugares de descida), enquanto a Juventus ainda tem o seu futuro incerto na Série A devido a um castigo de perda de pontos por situações ocorridas fora dos relvados.
Na primeira-mão, em Turim, o marroquino En Nesyri deu vantagem ao Sevilha, aos 26 minutos, mas a Juventus, que está nesta fase depois de eliminar o Sporting, refez a igualdade nos descontos pelo defesa Gatti.
A final da Liga Europa está agendada para 31 de Maio, em Budapeste.
Fonte: Jornal de Angola
Tags
Desporto