O vice-governador de Benguela para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Adilson Gonçalves, considerou, esta terça-feira, de “grande valia” para a mobilidade urbana o lançamento das Unidades Múltiplas Diesel (DMU), que podem atingir 100 quilómetros por hora.
Ao intervir na cerimónia que culminou, ontem, com a entrada em circulação de três unidades automotoras, Adilson Gonçalves destacou a satisfação das autoridades e da população pelo cumprimento da promessa feita, em 2022, pelo Presidente João Lourenço do relançamento deste importante projecto.
Estes comboios, provenientes de Singapura e com 696 passageiros cada, marcam uma nova era para Benguela, disse Adilson Gonçalves, que lançou um repto para que a população, especialmente os utentes dos comboios, possam colaborar na preservação deste bem público que o Governo coloca à disposição da sociedade.
"Os benguelenses acolhem o dia 16 de Maio com grande satisfação, porque materializa mais um projecto do Executivo, nomeadamente o lançamento das DMU”, reforçou, sublinhando os benefícios destas modernas locomotivas "de alta velocidade” e com maior e melhor capacidade de acomodação de passageiros entre Benguela e Lobito, passando por Catumbela.
Adilson Gonçalves destacou a localização geoestratégica de Benguela, com importantes eixos intermodais, como o Aeroporto da Catumbela (em fase de internacionalização), o Porto do Lobito e ainda a linha férrea de 1.346 quilómetros do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), que liga o litoral ao Leste do país e, concomitantemente, aos países vizinhos.
Lembrou ainda que Benguela tem diversos projectos ligados ao sector dos transportes, e as DMU vão oferecer mais valências aos visitantes.
Fonte: Jornal de Angola
Tags
Sociedade