A cidade de Ndalatando (capital da província do Cuanza Norte) acolheu segunda-feira o acto oficial de lançamento da obra poética completa de António Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola, numa iniciativa da Brigada Jovem de Literatura.
A obra, lançada oficialmente a 17 de Setembro de 2022, pela Fundação Agostinho Neto, no quadro das comemorações do centenário do seu patrono, chega ao Cuanza Norte no quadro das iniciativas de imortalização dos feitos e escritos do autor, sobretudo, no seio da juventude.
Ao proceder a apresentação da obra, no Liceu Eiffel de Ndalatando, o docente Ornelas Capaxi destacou o empenho de Agostinho Neto no desenvolvimento e promoção da cultura, como factores que o caracterizam como pai da literatura e poeta maior de Angola.
O prelector considerou a obra completa de Agostinho Neto como um manual que integra vários escritos do autor, que é também considerado como o fundador da Nação Angolana.
Apontou Agostinho Neto como um homem de várias facetas, que a par da medicina e da política, se empenhou na promoção e preservação da identidade cultural de Angola, no contexto nacional e internacional, factores que levaram a tradução das suas obras em várias línguas estrangeiras.
No final, os estudantes manifestaram-se mais bem elucidados sobre os feitos e contributo de Agostinho Neto no contexto da cultura e da literatura angolana e destacaram a permanente actualidade que caracterizam as suas obras.
O momento foi ainda marcado pela exposição de mais de 300 exemplares da obra completa de Neto, comercializada ao preço de 3.500 kwanzas.
O manual compreende 171 páginas e mais de 50 poemas da autoria do poeta maior e fundador da Nação Angolana.
Presenciaram o acto, abrilhantado por recital de poesia, estudantes, representantes de organizações juvenis e convidados.
Colectânea chega ao Cuando Cubango
A Obra Poética Completa de António Agostinho Neto, poemas clássicos escritos em diferentes livros e períodos, foi apresentada segunda-feira aos amantes da poesia, em Menongue, capital da província do Cuando Cubango.
Trata-se de uma colectânea que congrega no mesmo livro as obras "Sagrada Esperança”, "Renúncia Impossível” e "Amanhecer”, sob a chancela e iniciativa da Fundação António Agostinho Neto.
A colectânea possui 171 páginas e para os leitores do Cuando Cubango foram disponibilizados 100 exemplares, que estão a ser comercializados ao preço de 3.500 kwanzas.
Enquadrada nas actividades de comemoração do centenário Agostinho Neto, assinalado no dia 17 de Setembro do ano de 2022, a actividade de apresentação do livro teve lugar na Universidade Cuito Cuanavale.
Na sua apresentação, o primeiro-secretário provincial da JMPLA no Cuando Cubango, Severino Sawanda, lembrou que a poesia de Neto contém a esperança de libertação, audácia da desalienação que insuflam a necessidade da acção libertadora do homem, plantam a esperança e colhem certezas.
Fonte: Jornal de Angola
Tags
Cultura