Petro de Luanda ensaia no Pavilhão da Cidadela



A equipa do Petro de Luanda realizada hoje, a partir das 9h00, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, uma sessão de treino voltada para o aprimoramento táctico, tendo em vista a disputa da fase final da Basketball Africa League (BAL), de 20 a 27 do corrente, em Kigali, Rwanda.

O técnico principal, José Neto, pretende montar uma estratégia adequada para enfrentar o próximo adversário, depois de analisar os pontos fortes do Abidjan Basketball Club (ABC), além de identificar a movimentação de modo a encontrar maneiras de neutralizá-las.

Por outro lado, o timoneiro tricolor defende que uma defesa sólida, incluindo marcação individual, marcação por zona ou uma combinação de ambas, é fundamental, de acordo com o que ficou patente na sessão de quinta-feira.

Nas vezes que interveio , durante o treino, Neto foi incisivo sobre a importância de executar bem as jogadas combinadas, incluindo passes precisos, cortes, triangulações ofensivas, pick and roll e jogadas de transição rápida.

Caso fique confirmada a viagem para o palco da competição, na segunda-feira, o treino desta manhã poderá ser o último em solo angolano. Caso aconteça na terça, o grupo folga domingo e faz o último ensaio um dia antes, no ISPTEC. Os jogadores estarão dispensados no domingo.

O brasileiro disse que o êxito obtido na fase preliminar, (Conferência Nilo), que decorreu no Egipto, com o saldo de cinco vitórias e igual número de partidas, deveu-se ao facto da equipa ter encarado todos os jogos como se de uma final se tratasse.

Os números alcançados, colocam o Petro no topo como a melhor no computo das duas conferências Nilo e Saara, além do registo inédito de ser a única agremiação a garantir a presença na fase final da BAL para terceira vez consecutiva.

Os indicadores, na óptica do técnico, traduzem a seriedade do trabalho realizado por todos os integrantes do grupo. No entanto, o timoneiro dos tricolores prefere esquecer os feitos acima referidos, pois "já não têm qualquer serventia" e prefere manter o foco na estratégia voltada para ultrapassar cada adversário da fase do mata-mata, até chegar à final.

Para o primeiro diante do ABC, a equipa petrolífera não vai às cegas, segundo ainda José Neto, pois seguiu a evolução da mesma durante a fase preliminar que decorreu em Dakar, Senegal. Recordou que os costa marfinenses eram tidos como favoritos, mas acabaram por terminar na quarta posição do grupo.

No entanto, José Neto alerta que todo e qualquer adversário deve ser visto como potencial candidato a chegar á final e com o ABC não será diferente.

"Se formos para a próxima fase ainda a pensar no que fizemos no Cairo, vamos correr um risco muito grande de cometer erros. A partir de agora cada jogo é uma final porque ou vencemos ou voltamos para casa. Nós pretendemos vencer e estamos talhados para isso", sublinhou Neto.

Um dos maiores esteios do ABC é o base Abdoulaye Harouna, de 31 anos, jogador capaz de criar desequilíbrio e fazer a diferença, em determinados momentos das partidas, segundo José Neto.

"O Harouna é um jogador muito perigoso, tivemos a possibilidade de o defrontar nas edições anteriores da BAL, sabemos o quanto ele é capaz de fazer a diferença. É motivo de preocupação, mas além dele tem outros reforços e temos de estar atentos a todos estes indicadores dos adversários", destacou, dizendo que a defesa do Petro pede ser uma arma importante para o cumprimento dos objectivos.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem