O Petro de Luanda tem o dia de hoje para analisar e procurar anular os pontos fortes da formação da Association Sportive Douanes do Senegal, adversário de amanhã, no jogo que vai apurar um dos finalistas da terceira edição da Basketball Africa League (BAL), em Kigali, capital do Rwanda.
Os senegaleses passaram com distinção sobre o Ferroviário da Beira de Moçambique (93-73), na partida dos quartos-de-finais, tendo como principal protagonista o extremo Samba Fall, que terminou a partida com 23 pontos.
A movimentação da equipa angolana foi minuciosamente analisada pelo técnico tricolor, José Neto, e seus pares.
A vitória suada (88-84) sobre o Abidjan Basketball Club Fithers da Côte d'Ivoire, conseguida nos últimos segundos, no domingo, veio a confirmar aquilo que o treinador brasileiro tinha dito na véspera, que todos os adversários estão em condições de chegar à final.
Em declarações à iprensa, o técnico José Neto reconheceu que foi uma jogo "duro”, com característica de final, uma vez que a equipa derrotada ficaria de fora da competição.
"Continuamos vivos na competição e, pela terceira vez, vamos disputar a meia-final da BAL. Acho que isso faz jus à consistência que a equipa tem vindo a manter no contexto internacional. Vamos preparar-nos convenientemente para o jogo da meia-final”, disse.
As dificuldades experimentadas serão analisadas, sobretudo alguma passividade defensiva que a equipa do Eixo Viário denotou. O jogo exterior também ficou aquém do esperado, assim como o colectivo. Estes indicadores vão levar a equipa técnica a fazer ajustes na formação táctica, marcação individual em jogadores-chave ou criação de jogadas específicas para explorar oportunidades identificadas.
"O jogo dos quartos-de-final foi de altos e baixos em termos defensivos. Vamos procurar melhorar fisicamente, pois o jogo de quarta-feira (amanhã) vai ser igual-
mente difícil, com maior nível de exigência física”, argumentou José Neto.
Na outra meia-final, o Al Ahly do Egipto vai medir forças com o Satde Malien do Mali. Nas próximas horas, a organização vai definir a hora das partidas.
SAMBA FALL OPTIMISTA
Após carimbar a passagem para a meia-final, o extre-mo-base Samba Fall sublinhou que o AS Douanes não é uma equipa pequena e que qualquer adversário deve respeitá-la.
Questionado sobre como a sua prestação melhorou significativamente em relação ao último jogo, no desafio frente ao Ferroviário da Beira, Samba disse que, durante a Conferência do Sahara, ele foi incumbido de se focar na defesa.
"Nesta fase, nos play-offs, estou feliz que os meus companheiros continuem a pautar pelo jogo colectivo. Conseguem identificar quando estou em situação privilegiada para receber e marcar. Foi o que aconteceu no último jogo”, revelou Samba Fall.
Fonte: Jornal de Angola
Tags
Desporto