Rússia e Ucrânia prorrogam acordo por mais três meses


O Presidente turco, Tayyip Erdogan, afirmou, quarta-feira, que um acordo entre a Rússia e a Ucrânia foi alcançado para estender o acordo mediado pela Turquia e pelas Nações Unidas, e permitir que cereais sejam exportados de portos ucranianos no Mar Negro.

O acordo, que expirava hoje, foi estendido por mais dois meses. Originalmente, o acordo foi assinado em Junho do ano passado, tendo sido prorrogado desde então.

A ‘Iniciativa para a Exportação de Cereais do Mar Negro’, um conjunto de dois acordos até então, retomou as exportações de cereais ucranianos que tinham sido interrompidas pelo conflito, aumentando os receios de uma crise alimentar global.

Sublinhe-se que negociações entre as partes decorreram durante várias semanas para garantir uma prorrogação do acordo para além de 18 de Maio. O pacto já foi prorrogado por duas vezes, mas Moscovo chegou a ameaçar abandonar o pacto.

De acordo com o Governo russo, embora as exportações de cereais ucranianos tenham sido retomadas, as de fertilizantes e produtos alimentares russos continuam a encontrar obstáculos devido as sanções impostas pelos países ocidentais, isso após o início da ofensiva russa contra a Ucrânia, a 24 de Fevereiro de 2022.

A Rússia enumerou publicamente cinco requisitos para a extensão do acordo, incluindo a reactivação do banco agrícola russo Rosselkhozbank ao sistema bancário internacional Swift e a remoção de barreiras à segurança dos navios e ao acesso a portos estrangeiros.

Umas horas antes das partes chegarem a um acordo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, recusou-se a tecer comentários sobre o futuro.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem