As coisas não andam bem no futebol feminino da Zâmbia. O treinador da selecção feminina, Bruce Mwape, está sob investigação depois de ter sido acusado pelas jogadoras de cometer abuso sexual em Setembro de 2022, revelou o The Guardian no sábado.
A notícia que caiu em forma de "trovoada” no futebol zambiano está a preocupar as autoridades locais, na medida em que, para além do seleccionador Bruce Mwape, o seu colega do escalão Sub-17, Kalubu Kangwa, também é alvo deste processo por acusações semelhantes.
O jornal britânico The Guardian avança que o presidente da Federação Zambiana de Futebol (FAZ), Andrew Kamanga, indicou num comunicado de imprensa que a investigação foi confiada à FIFA e à polícia.
"Vamos trabalhar com o Serviço de Polícia da Zâmbia e outras partes interessadas relevantes para resolver este assunto. Preferimos que um organismo independente como a FIFA, que tem capacidade para o fazer, seja capaz de gerir as investigações. É certo que tomaremos sanções porque temos regras e regulamentos suficientes dentro do futebol para cuidar disso”, referiu.
O caso chega numa má altura para o seleccionador zambiano que, apesar disso, conseguiu a proeza de qualificar a selecção para o próximo Campeonato Mundial, a ser organizado pela Austrália e a Nova Zelândia no período de 20 do corrente a 20 de Agosto de 2023.
A selecção da Zâmbia vai disputar a prova inserida no Grupo C, o mesmo que integra a Espanha, Japão e a Costa Rica.
Tags
Desporto