Ruas do Bairro Paraíso contam com sistema de iluminação pública


O governador de Luanda, Manuel Homem, inaugurou, terça-feira, no município de Cacuaco, um sistema de iluminação pública, com 56 quilómetros, que cobre as ruas da Pedreira, Cerâmica, Eco Campo, Kicolo e Bairro Paraíso, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).


A inauguração enquadra-se na visita de cinco dias que o governador efectua, desde segunda-feira, ao Bairro Pa-raíso, para se inteirar sobre as principais dificuldades. 

No âmbito da visita ao Bairro Paraíso foram agendadas várias actividades, com destaque para as ligadas aos sectores da Saúde, Educação e Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

No Sector da Educação, por exemplo, mais de 200 crianças residentes do Bairro Paraíso, Distrito dos Mulenvos de Baixo, incluindo as com idade superior às classes de entrada, foram cadastradas para a inserção na rede pública de ensino.

Os dados foram tornados públicos, ontem, pela directora do Gabinete Provincial da Educação, Philomene Carlos, quando abordava a situação do sector, na tenda da Educação, montada no Bairro Paraíso, no âmbito da visita do governador Manuel Homem.

Segundo Philomene Carlos, trata-se, na sua maioria, de crianças que frequentam apenas aulas de explicação, mas que devem ser inseridas no ensino público, com a construção de escolas no bairro, uma vez que as que existem se encontram a quilómetros de distância.

Depois do cadastramento, explicou, as crianças com idade superior às classes de entrada vão ser inseridas no Projecto de Aceleração Escolar,  para depois serem enquadradas no ensino normal. Trata-se de uma iniciativa com módulos, para, depois de atingirem as idades adquadas, passarem para o Ensino Normal. Por exemplo, apontou, uma criança com nove anos  que entra para o programa de aceleração, possivelmente com  11 anos  poderá estar na quarta classe e passar para o ensino regular.

Ainda ontem, o Gabinete Provincial da Educação abriu, na feira,  uma turma de alfabetização, com cerca de 70 pessoas, na  sua maioria mulheres, com mais de 40 anos.

Segundo Philomene Carlos, trata-se de uma agenda que se pretende dar continuidade, com o apoio da Direcção Municipal de Cacuaco da Educação. 

Assistência às famílias

O Gabinete Provincial da Acção Social,  Família e  Igualdade de Género cadastrou,   até  ao meio dia de ontem, na feira montada no Paraíso, representantes de três agregados que tiveram acompanhamento familiar, 30 pessoas na área dos antigos combatentes, três com deficiência e duas com albinismo, com o objectivo de as inserir nos programas locais de combate à fome e à pobreza, empoderamento e formação profissional.

Segundo a conselheira de família do referido gabinete, Maria Cristóvão, as informações recolhidas vão ser inseridas numa base de  dados já existente e enviadas para os municípios.

Entre as reclamações e preocupações apresentadas pelos munícipes do Bairro Paraíso, estiveram a ques-tão da cidadania, ou seja, o direito ao registo, saúde, alto índice de pobreza, falta de emprego e de apoio para o auto- emprego. 

Serviços grátis de Saúde

Na tenda da Saúde, foram realizadas consultas de clínica geral, Pediatria e exames de malária. No primeiro dia de trabalhos, foram atendidos 344 pacientes, dos quais 47 fizeram testes de malária, 150 consultas de clínica geral, 100 de Pediatria e aplicadas 177 vacinas. 

Segundo o director em exercício do Gabinete Provincial da Saúde, Elísio Luchindo, foram disponibilizadas consultas pré-natais, serviços de farmácia e nutrição, tendo sido ministrados suplementos alimentícios e alguns encaminhados às unidades que atendem casos de má nutrição a nível da província.

Elísio Luchindo disse que foram poucos os casos de má nutrição, tendo-se registado mais pacientes com malária e doenças diarreicas agudas.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem