Deputados satisfeitos com as acções em curso no município de Cacuaco

Os deputados da 4ª Comissão de Administração e Poder Local da Assembleia Nacional concluíram, ontem, a visita de constatação levada a cabo durante três dias no município do Cacuaco, durante a qual puderam observar diversas obras erguidas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).


O grupo de parlamentares, que neste último dia de visita foi chefiado pela deputada Maria da Conceição Palma, em substituição do deputado Gabriel Salvador Samy, ausente por motivos de trabalho interno na Assembleia Nacional, manifestou-se satisfeito com tudo o que puderam inspeccionar.

Nos dois últimos dias de trabalho, a agenda dos deputados foi dedicada à constatação das obras da construção de uma escola de 24 salas de aula, a reabilitação do Centro Cultural de Cacuaco, obras da Ponte do Malueca, paralisadas há mais de um mês por razões financeiras, a asfaltagem e betonagem da estrada entre as bombas da Sonangol e o mercado da Retranca, no distrito urbano dos Mulenvos de Baixo, bem como as obras de construção de uma escola com 12 salas de aula, no Belo Monte.

O grupo de deputados visitou ainda as obras de construção da ponte que liga os bairros Belo Monte e Ângelo, do Centro de Saúde de referência do Bairro da Paz, da escola de 12 salas de aula no Bairro da Vila das Ideias, a asfaltagem da estrada da Universidade Metodista até à Via Expressa Cacuaco/Cabolombo.

Mereceram igualmente atenção dos parlamentares as obras de construção do Centro de Saúde do Mayombe, a reabilitação e ampliação da escola 4012 no Mulundo, do Centro de Saúde Materno-Infantil da Funda, a escola de 12 salas de aula da Kilunda, da escola 4052, assim como a inauguração da via Kifangondo/vila de Cacuaco e da via tranversal da Barra do Bengo/pedonal da Polícia, na Baixa Vidrul.

Os deputados puderam também visitar as obras de construção do novo edifício da Direcção Municipal de Saúde, as obras do Centro de Saúde do bairro 22 de Janeiro, tendo se mostrado entusiasmados com o grupo de trabalho, constituído maioritariamente por jo-vens, com os quais interagiram e encorajaram para outros desafios nas suas vidas profissionais.

Na sequência, a caravana parlamentar constatou, ainda, o andamento das obras de construção do Centro de Saúde Materno Infantil do Alto Kifangondo, com 35 por cento de nível de execução física e visitou o Posto Médico do Mulundo, onde percorreu as várias áreas e ouviu os profissionais e utentes, tendo ficado impressionada com o seu funcionamento.

No local, o Jornal de Angola ouviu Lúcia Domingos Cepa, que disse ter-se deslocado para o centro a fim de vacinar e pesar o bebé, referindo que "o atendimento é extremamente bom”.

Os parlamentares visitaram, na sequência, uma cozinha comunitária do Bairro Mulundo, que atende crianças e adultos, onde João Domingos, de 55 anos de idade, beneficiário, reclama pelo atendimento, por considerar exígua, a quantidade de comida que recebe, tendo-lhe sido garantido pelos governantes de que isso seria ultrapassado o mais rapidamente possível.

A escola do II Ciclo 4034, na Vila Verde Cativa, distrito do Sequele, com 21 por cento de execução física também foi alvo de visita dos parlamentares, que passaram ainda na Cozinha Comunitária do bairro Maye Maye e seguiram para a comuna da Funda, tendo efectuado uma paragem na jangada da ponte da Kilunda.

No local, os parlamentares auscultaram alguns populares sobre as principais dificuldades que vivem, a fim de serem apresentadas na Assembleia Nacional.

A deputada Maria da Conceição Palma, que coordenou o grupo, considerou positiva a visita efectuada o município do Cacuaco.

Importa realçar que o gru-po de deputados que esteve a trabalhar em Cacuaco pertence à 4ª Comissão da Assembleia Nacional, encarregue dos assuntos da Administração e Poder Local.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem