Anabela Aya recria a soul music em noite de concerto intimista

 

A cantora e compositora de múltiplos recursos vocais Anabela Aya vai actuar, na sexta-feira, a partir das 20h00, no restaurante Terra Mar & Mar, na Ilha de Luanda, informou, esta segundafeira, em Luanda, o gestor do espaço.


Joaquim Xavier explicou que o espaço está com uma nova dinâmica e que pretende diversificar os serviços, por isso, Anabela Aya, enquadra-se na filosofia da programação da casa que pretende apresentar novos factos culturais. Além de cantora é actriz Anabela  Aya é uma das vozes mais promissoras da nova geração de intérpretes do universo do afro-jazz e tem conseguido dar respostas positivas sobre a evolução da carreira.

O gestor ressaltou que a iniciativa surgiu em função dos espectáculos anteriores realizados pela cantora, sobretudo, as actuações uma vez por mês na TV Zimbo. Por essa razão, de acordo com Joaquim Xavier, nessa edição a escolha recaiu para a cantora Anabela Aya que tem feito um trabalho extraordinário e se comunica muito bem com o público”.

Joaquim Xavier lembrou também que o espaço tem a capacidade de albergar mais de 80 pessoas. "A cantora já tem o seu nome no mercado e isso é uma garantia de que teremos um concerto de qualidade e muita emoção”.

De nome próprio, Anabela Virgínia Dias Pipa, com o pseudónimo artístico "Anabela Aya”, nasceu no dia 9 de Se-tembro, em Luanda. Oriunda de uma família religiosa, começou a ter contacto com a música aos cinco anos de idade, ouvindo os cânticos religiosos do coro da Igreja Metodista Independente Caridade.

Anabela Aya teve formação vocal na sua igreja, criando as bases técnicas que depois permitiram a sua versatilidade e propensão para interpretar os géneros: gospel, base da sua formação musical, bossa nova, soul, blues, reggae, semba, incluindo fado. Sempre disposta a cantar para os vários espaços e eventos culturais de média dimensão, onde é convidada, Anabela Aya já dividiu o palco com Maya Cool, Dodó Miranda, Mário Gama e Nelo Carvalho (Angola), Tânia Tomé (Mo-çambique), Tito Paris (Cabo Verde), Tricia Boutte e a Banda Gumbo (Noruega).

A cantora e actriz, representou pequenas histórias bíblicas, marcou o início de um processo que a levou para o Elinga Teatro, convidada, primeiro, pelo actor Raúl Jorge Resende de Barros Rosário, para dar aulas de canto, tendo acabado por participar na peça, "Guerra é guerra”, dirigida pelo actor Orlando Sérgio. Seguiram-se várias acções de formação na Escola da Noite, em Coimbra, e pequenos seminários com a francesa Brigitg Bentolila, e o brasileiro Sérgio Menezes, promovidas pelo Elinga Teatro.

Pela qualidade das suas interpretações e impacto da sua prestação vocal, Anabela Aya foi figura de cartaz nas comemorações do Dia Internacional do Jazz, comemorado pela primeira vez em Luanda no dia 30 de Abril de 2014, no palco da Sala Angola I do Hotel Epic Sana,  acompanhada pela Banda Afro Beat, com Mário Garnacho, teclas, Gary Sinedima, voz, Fredy Mwankie, baixo eléctrico,  e Joel Pedro, bateria, e dividiu o palco com Tony Jackson,  cantor que, por sua vez,  foi acompanhado por Terinho Mumbanda, teclas, e Nanutu, saxofone.

Anabela Aya participou ainda no concerto em homenagem à figura e aos feitos de  Nelson Mandela, em Dezembro de 2014, na Taberna Urbana, situada na Rua dos Mercadores, em Luanda, em que participaram Teddy Nsingi, Derito, Irina Vasconcelos, Edy British, Wyza, Hélder Mendes, Ndaka Yo Wiñi, Nuno e Ivo Mingas.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem