Carlos Lamartine homenageado no programa “Quintal do Ritmo”

 

Carlos Lamartine homenageado no programa “Quintal do Ritmo”

O cantor e escritor Carlos Lamartine foi homenageado, na tarde de sábado, no programa Quintal do Ritmo, realizado no bairro Marçal, no projecto Kuimbila Ni Kukina Semba, por ocasião da celebração do seu 80º aniversário, completados no dia 29 de Março.

04/04/2023  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 10H33
© Fotografia por: DR

Durante o programa, Carlos Lamartine recebeu muitas homenagens, pela brilhante caminhada que teve no bairro Marçal, na música angolana e o contributo que deu à cultura nacional.

No depoimentos transmitido durante o programa, Manuel Dias da Silva disse que Lamartine é uma figura da cultura nacional, um grande músico. "O Carlos é meu mais velho, conheci na altura da Independência Nacional, na altura era muito novo”.

Zeca Moreno, presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA) e familiar do homenageado, afirmou que Carlos Lamartine "é uma referência na cultura angolana. Uma grande figura da nossa música, da sociedade, um patriota e um excelente chefe de família. Ele tem uma história sofredora, por isso merece esse reconhecimento”.

Carlos Lisboa fez alusão ao percurso de Carlos Lamartine, "desde os tempos de estudante do Liceu Salvador Correia e lembrou que teve aulas de canto coral e piano, com o professor Águas Cruz, tendo aprendido a tocar batuque e violão na sua residência, no bairro Marçal”, recordou.

Estiveram no programa várias figuras ligadas à música, com destaque para Eliseu Major, secretário-geral da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores, Dom Caetano, Tia Zita e Ras Kilunji, sob condução de Hilário João "Wankizuba", para fazer tributo a Carlos Lamartine.

O representante da UNAC-SA falou da recente obra do artista, referindo que o lançamento da obra de Carlos Lamartine, traduzida em livro vai ser protegido por direitos de autor.

Eliseu Major referiu que "a partir de agora qualquer cidadão do mundo pode usar esta obra, porque quanto mais pessoas cantarem as músicas de Carlos Lamartine mais rico ele fica, parabéns porque essa é uma obra que acompanha outras, porque o artista já tem muitas no mercado e não é a primeira de acordo as informações passadas”.

O secretário-geral da UNAC-SA acrescentou que o escritor vai ser agraciado com um CD. "Ele tem muita obra e este desafio é para todos os artistas que querem fazer música angolana, assim como Carlos Lamartine”.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem