Governo de Cabo Verde fomenta criação artística

 

Um total de 80 projectos dos 163 submetidos pelos artistas e criadores nacionais de Cabo Verde foram seleccionados, no âmbito do edital Fomento à criação artística nacional para o ano económico 2023, pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.


De acordo com informações da Agência de Notícia local (Inforpress), ontem, o edital, de acordo com uma publicação do Ministério da Cultura de Cabo Verde, foi lançado no dia 14 de Fevereiro e encerrado a 14 de Março, seguindo critérios de candidatura para selecção dos projectos a serem executados, todos relacionados à cultura e às indústrias criativas.

No total, avançou a mesma fonte, foram submetidos 163 projectos, dos quais 80 foram seleccionados, sendo todos relativos à criação de uma agenda cultural nacional, posteriormente gerida pela Direcção Geral das Artes e das Indústrias Criativas (DGAIC).

Segundo realçou, a ilha com maior entrada de projectos foi Santiago, com um total de 79, seguido de São Vicente com 29, Santo Antão com 25 e da ilha do Maio com 14. Da ilha da Boa Vista deram entrada sete projectos, do Sal, cinco, São Nicolau, quatro, enquanto que das ilhas Brava e Fogo não se registaram nenhuma candidatura.

Por área, as artes do palco (dança, teatro, música, ilusionismo e stand up comedy) representaram 70 %, dos projectos contemplados, as artes visuais (artes plásticas e fotografias) corresponderam a 28 % e literatura apenas 2 % dos projectos submetidos.

Este incentivo enquadra-se no âmbito do Programa do Governo para a X Legislatura, que "coloca a cultura no centro de políticas activas de criação de emprego e de novas oportunidades para os jovens e criadores cabo-verdianos”, conforme referiu o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, que representaram um total de 35 mil contos.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem