Juventude incentivada a fiscalizar bens públicos



Juventude incentivada a fiscalizar bens públicos

O director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndemulikuata, incentivou os jovens a serem os principais promotores da fiscalização e conservação dos bens públicos.


 falava, sexta-feira, no acto de abertura da jornada "Abril Jovem/2023”, que decorreu no município de Ombadja, sob o lema "Juventude patriótica, solidária e desenvolvida”.

Na ocasião, disse que a preservação dos bens públicos deve contar com a juventude, para não serem vandalizados, como tem acontecido com as instituições do Estado.

"Todo jovem deve pautar por uma conduta exemplar e espírito patriótico, baseado em acções positivas que ajudam no desenvolvimento social e económico do país”, afirmou.

Por outro lado, pediu aos jovens a fazerem o uso correcto das redes sociais, com intuito de não mancharem o bom nome dos dirigentes e instituições.

Destacou ainda a participação da juventude na conquista da Independência, Paz e no processo de Reconstrução Nacional, como agentes do desenvolvimento social e económico de Angola.

Lembrou que está em curso o apetrechamento do núcleo museológico da Casa da Cultura, para que os jovens investiguem mais sobre a realidade cultural da região.

Já a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelongi, disse que o Executivo angolano está a implementar vários programas para o empoderamento efectivo da juventude, criação de emprego e inclusão social.

Referiu que 205 jovens receberam kits profissionais diversos para criação de empregos, e 37 com os processos formalizados, no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE).

O programa alusivo ao Abril/jovem prevê um encontro dos jovens com a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, Fórum provincial da juventude, campanhas de doação de sangue e limpeza, entre outras actividades.

O Dia da Juventude Angolana é celebrado em memória ao herói de guerra, José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-Ya-Henda, que foi comandante das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), morto em combate aos 27 anos de idade, a 14 de Abril de 1968, na província do Moxico, durante um assalto ao quartel de Karipande, pelo exército colonial português.

Dada a combatividade e integridade moral, ficou conhecido como o símbolo patriótico da juventude angolana e, em 2010, a Assembleia Nacional instituiu o dia da sua morte como Data de Celebração Nacional.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem