O 1º de Agosto é o novo líder do Campeonato Nacional de futebol da Primeira Divisão, agora com 57 pontos, ao vencer ontem o Isaac de Benguela por 2-0 com golos de Nzuzi (auto-golo) e Moisés, no jogo pontuável à 26ª jornada. Com a vitória, os militares acordam no topo da classificação com mais um ponto de vantagem sobre o arqui-rival Petro de Luanda, que só joga hoje
Desta feita, os militares estão mais descansados e torcem para que os petrolíferos percam pontos no jogo de hoje com a Académica do Lobito e, assim, encarar uma luta "mano a mano”.
Quem também conseguiu um resultado bom é o Sagrada Esperança, que foi a Benguela vencer o Sporting local por 2-0 com golos de Lau King e de Deco. Com a conquista dos três pontos, os diamantíferos assumem de maneira folgada a terceira posição com 49 pontos, mais seis que o perseguidor Interclube que não conseguiu vencer nesta jornada.
Os polícias estão a perder forças nas últimas jornadas e não conseguiram suplantar o Recreativo de Libolo em Calulu ao perderem por 1-2. Pela equipa anfitriã, marcaram Viet e Barreiro, enquanto o inevitável Julinho marcou o tento de honra do Interclube.
Com esta derrota, o Interclube eleva para quatro (4) o número de jogos sem conhecer a vitória e distancia-se dos lugares de acesso às Afrotaças, principal objectivo da direcção de Alexandre Canelas.
Quem também deu um salto importante na tabela foi o Wiliete de Benguela, que venceu fora de casa o Sporting de Cabinda por 2-1, com golos de Niengue. Fruto da vitória, a equipa de Silvestre Pelé encosta-se ao Interclube com 43 pontos.
O jogo entre Sporting de Cabinda e o Wiliete de Benguela, agendado para as 15h30, no Estádio Municipal do Tafe, referente à 26ª jornada do Girabola, teve um atraso de 45 minutos, devido ao não pagamento atempado à equipa de arbitragem por parte da direcção dos leões.
Petro de Luanda joga pressionado
No prosseguimento da 26ª jornada estão agendados apenas dois jogos. O Petro de Luanda está obrigado a vencer hoje o Académica do Lobito, caso queira reaver a liderança do Girabola. O jogo é disputado no Estádio 22 de Junho, às 15h30, devido à interdição do Estádio 11 de Novembro por parte do Ministério da Juventude e Desportos.
No outro jogo, o ASK Dragão do Uíge continua à procura da primeira vitória no campeonato nacional. Desta feita, recebe em casa, no Estádio 4 de Janeiro, o Bravos do Maquis, sétimo classificado.