A 9ª edição do Festival Internacional de Teatro do Uíge (Festeauíge) vai acontecer de 24 a 30 de Junho deste ano, na sede da província, enquadrada nas comemorações dos 106 anos desde a elevação da antiga vila de Carmona a cidade do Uíge.
Em entrevista à ANGOP, o director artístico do Festeauíge, Domingos Nicolau, explicou que haverá formação sobre técnicas de actuação, representação expressiva e de caracterização teatral, além da exibição de peças teatrais em vários espaços.
Acrescentou que os grupos teatrais vão exibir peças de intervenção social em escolas, mercados e nas ruas da cidade do Uíge.
O actor adiantou que será homenageado, durante o evento, o presidente da Associação Angolana de Teatro, Adelino Caracol, realização de palestras, oficinas de capacitação de actores, ensaios, mesa redonda e exibição em espaços livres e convencionais.
O encontro reserva, igualmente, a realização de palestras sobre a legislação cultural vs legislação teatral, o teatro como instrumento de reeducação social e gestão cultural vs gestão teatral.
A 9ª edição do Festeauíge vai contar com a participação de directores e encenadores de grupos teatrais, agentes culturais e realizadores de eventos das mais diversas áreas de actuação.
A edição passada teve a participação de 12 grupos teatrais das províncias de Benguela, Malanje, Bengo e Luanda.