País vai apresentar indicadores sobre materiais e tipo de construção

O país prepara-se para apresentar, em breve, e pela primeira vez, os indicadores relacionados com os tipos de edifícios, números de habitações, tipo de material usado e até mesmo o período de construção das residências.

Este dado foi avançado, ontem, em Luanda, pela chefe de departamento de Censos do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Ezequiel Luís abordou estes dados, ontem, durante um evento que visou assinalar o aniversário da Associação de Estatísticos de Angola.

Ezequiel  disse que por via do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Angola está a preparar o recenseamento de 2024, onde a instituição por si só não consegue preparar esta árdua tarefa, que a faz com a ajuda  de parceiros internacionais, sociedade civil e os diferentes departamentos ministeriais do Governo.

O responsável referiu que a preparação do INE teve início em 2020, com base no documento metodológico das Nações Unidas, que orienta como preparar os recenseamentos.

"Com isto, existem alguns indicadores que o recenseamento irá produzir, como é caso do total da população residente no país, população do meio urbano e rural em percentagem, e  a percentagem da população estrangeira residente no país.

Outros indicadores de características demográficas como o índice de masculinidade, índice de dependência total, a taxa de natalidade, a de mortalidade infantil nas crianças dos 0 a 1 ano, e a taxa de alfabetização e outros, vão ser também disponibilizados no próximo Censo Geral da População e da Habitação.

Agenda ODS1

Na abertura do acto, a chefe do Departamento de Estatísticas do INE, Teresa Spnola, lembrou que até  2030, a agenda dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS1) prevê acabar com a pobreza em  todas as formas e dimensões em todos os lugares, sendo que Angola não é excepção.

Segundo a chefe de departamento de Estatísticas do INE,  constam ainda de entre as prioridades nacionais, e definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2017-2022, a estratégia  de Desenvolvimento de longo prazo e a visão de "Angola 2025” e ainda a agenda de 2063 da União Africana.

Para a responsável, o programa de implementação das políticas públicas, a alocação do Orçamento Geral do Estado (OGE), sobretudo para além da capital bem como os programas estruturantes, incluindo o Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Fome e Pobreza (PIDLCP) 2018-2022 têm também como principal objectivo a redução  da taxa de incidência da pobreza a médio prazo.

O aniversário da Associação dos Estatísticos de Angola, que decorreu sob o lema "O uso da estatística na investigação para a tomada de decisão”.

Formação-piloto

O Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o Ministério da Saúde (MINSA) realiza, de 14 de Abril a 10 de Maio de 2023, em Luanda, a formação piloto dos agentes de campo e técnicos de saúde a integrarem no Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS – 2023).

A formação de preparação para o Inquérito, sediada na capital do país, por 27 dias, conta com 3 províncias nomeadamente: Luanda, Cuanza-Sul e Cuanza-Norte.

De acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola, o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde vai ser realizado em todo o território nacional, cujas unidades de recolha da informação são os Agregados Familiares das quais se prevê entrevistar 16.380 AFs, ao longo de 5 meses.

Alinhado com parceiros internacionais o IIMS vai recolher informações sociodemográficas sobre Saúde, desde Malária, VIH Sida, Nutrição, e tantos outros com destaque para medição da Pressão Arterial as famílias e Hepatite B.

O INE conta com parcerias internacionais tais como: Banco Mundial (BM); Agencia dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID); Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Empresa Internacional de Consultoria ICF. Lembrar que o último Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde recolheu as informações em 2015/2016.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem