Entre as preocupações apresentadas pela população do Bairro Paraíso, destaque para a necessidade da construção de mais vias de comunicação, pontes, esquadras, escolas e centros de formação profissional.
Ontem, durante o quarto e penúltimo dia da jornada de campo do governador Manuel Homem, munícipes denunciaram a invasão de condutas que transportam água, feita, supostamente, por responsáveis de comissões de moradores, que chegam a comercializar água a preços acima da média.
Em resposta, o governador garantiu que as administrações municipais estão orientadas a transformar os reservatórios onde se faz garimpo de água em tanques comunitários para apoiar a população e reduzir o preço a 10 kwanzas por banheira ou bidons de 25 litros contra os 100 kz cobrados actualmente.
Segundo o governador, o Bairro Paraíso necessita, também, de pontes e "pontecos" e o Governo Provincial vai continuar a trabalhar para facilitar a livre circulação de pessoas e bens.
Obras na esquadra
O governador Manuel Homem garantiu que estão criadas as condições para o realojamento das duas famílias que vivem nas imediações da esquadra policial do Bairro Paraíso, para que a mesma possa ser reabilitada e modernizada.
Manuel Homem deu a conhecer, que depois do Bairro Paraíso, a jornada de campo vai prosseguir em outros municípios, visando o aumento da oferta de bens e serviços sociais básicos à população.
Entidades religiosas
O governador, durante o encontro com o reverendo pastor Teixeira Mateus Vinte, líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Angola (IASD), defendeu a necessidade de se reforçar a sensibilização das famílias, para um comportamento cada vez mais cívico dos cidadãos.
O líder IASD, reverendo pastor Teixeira Mateus Vinte, assegurou que a sua denominação religiosa vai continuar a apoiar o Estado angolano na pacificação dos espíritos, bem como apoio social, através da Organização Não Governamental "ADRA Internacional", instituição de solidariedade da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O líder da Igreja Adventista garantiu que o apoio vai se estender, igualmente, em acções destinadas à construção de um bairro cada vez mais estruturado e integrado.
Segurança Pública
O comandante municipal de Cacuaco da Polícia Nacional, superintendente-chefe Adão Sebastião, disse que os índices de criminalidade no Bairro Paraíso baixaram consideravelmente, de 65 casos diariamente, para situações isoladas até zero incidência por dia.
Explicou que os assaltos à mão armada, residências, justiça por mãos próprias, rixas de gangues, tráfico de drogas e de cimento, contrabando de combustível e roubo de viaturas, crimes mais registados no município, ficaram reduzidos a pequenas incidências, como furtos e ofensas corporais.
"Os dois assaltantes que tentaram roubar botijões de gás no Bairro Paraíso, na madrugada de quarta-feira, estão já detidos e vão ser conduzidos às barras do Tribunal”, garantiu o comandante, acrescentando que, a maior preocupação, actualmente, reside em controlar acções que concorrem para a subversão política e psicológica da população.
Luís Mário, director do Centro de Formação Profissional do Bairro Paraíso, disse ao Jornal de Angola que a instituição que dirige já formou perto de 700 jovens em Electricidade, Informática, Pedreira, Ladrilho, Corte e Costura e Culinária, os dois últimos cursos descontinuado no presente ano lectivo, por falta de formadores.