O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur de Almeida, destacou ontem, na cidade do Lubango, que a implementação do sistema de licenciamento de clubes da Confederação Africana de Futebol (CAF) vai impulsionar o desenvolvimento da modalidade em Angola e no continente.
O dirigente sublinhou que o processo é um grande passo em África e vai permitir alcançar, com maior rapidez e eficácia, a profissionalização das competições e dos clubes a todos os níveis.
"Pensamos ser de capital importância o sistema de licenciamento de clubes que foi aprovado e entrou em vigor na CAF em 2012, especificamente vinculado à competição interclubes masculino”, destacou.
Artur de Almeida aclarou que passados 11 anos desde a sua criação, o projecto é hoje uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e profissionalização do futebol nas competições de clubes do órgão reitor da modalidade em África.
"Com base na nova visão estratégica da CAF, que visa as federações implementarem o processo de licenciamento dos clubes nas competições continentais em masculinos e femininos, bem como nas provas nacionais de acordo com os requisitos, é um passo digno de registo”, enalteceu.
Hoje, reconheceu Artur de Almeida, temos um novo quadro regulamentar para o sistema de licenciamento de clubes na CAF, que entrou em vigor em 2022, e dá maior ênfase à profissionalização das estruturas dos clubes do continente.
Garantiu que esta plataforma vai permitir também que a inspecção dos estádios de futebol seja feita online.
O presidente da federação ressaltou que a CAF e a FAF esperam que as sessões sejam interessantes para os participantes. "Espero que tenhamos um frutífero workshop e aproveitarmos a oportunidade para ganharmos mais conhecimentos”, sustentou.
O conhecimento, sublinhou, é a fonte de desenvolvimento da humanidade e a África não fica à parte disso. "Por isso, a nossa presença hoje aqui, para dignificar o futebol africano, que é cada vez mais um factor de inclusão social. Desejo que esse workshop seja de facto coroado de êxitos”, manifestou.
Artur Almeida destacou que o workshop reúne os 14 países da região, em que é presidente do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA).
"Somos a maior região com 14 países e com uma diversidade de três línguas (inglês, francês e português). Somos ainda a zona do continente onde se realizam 8 competições anuais”, citou.
Fonte: Jornal de Angola
Tags
Desporto