O campeão da 14ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol Sub-17 vai ser conhecido hoje, em Argel, quando as selecções do Senegal e Marrocos medirem forças, às 2h00, no Estádio Nelson Mandela, para a final da competição.
Trata-se de um jogo de elevado grau de dificuldade, uma vez que as duas selecções ambicionam a conquista do troféu. Aliás, o duelo Senegal - Marrocos era a final aguardada pelos adeptos, face ao excelente desempenho de ambos no certame.
Quer o futebol senegalês, quer o marroquino atravessam um bom momento de forma desportiva. Ambas têm, nesta altura, as melhores selecções do continente africano, fruto do investimento que têm realizado. Nos últimos anos, por exemplo, o Senegal tem sido o papão do futebol em África. Venceu o CAN de 2022 (Camarões), CHAN de 2023 (Argélia), CAN de futebol de praia (Moçambique 2022) e o CAN Sub-20 (Egipto). Aos senegaleses restam apenas a conquista do CAN Sub-17 e Sub-23 para fazerem o pleno a nível do continente.
Já na folha de serviço do Marrocos consta o inédito quarto lugar no Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, disputado no Qatar.
Com esses condimentos, espera-se por um desafio com prognóstico reservado. O Senegal chega a este jogo sem qualquer percalço, ao contrário de Marrocos, que perdeu com a Zâmbia.
Durante a fase de grupos, a Selecção do Senegal ganhou todos os jogos, totalizando 9 pontos. Integrada no Grupo A, derrotou o Congo (3-0), Somália (3-0) e Argélia (5-0).
Nos quartos-de-final, goleou a África do Sul por 5-0, sendo que nas meias-finais afastou o Burkina Faso nos pontapés de marcação das grandes penalidades (5-4), depois de igualdade a uma bola. Inserido no Grupo B, Marrocos terminou na liderança da prova, com seis pontos, seguido da Nigéria, com igual número de pontos. Os marroquinos perderam com a Zâmbia (1-2), depois suplantaram a Nigéria (1-0) e África do Sul (2-0).
Nos "quartos”, Marrocos bateu sem apelo nem agravo a Argélia (5-0), ao passo que nas meias-finais eliminou o Mali, por 6-5, nos pontapés da marcação de grandes penalidades, após empate sem golos, no tempo regulamentar.
Terceiro lugar
O dia abre com o jogo Burkina Faso - Mali, às 18h00, no Estádio 19 de Maio de 1956, em Annaba, para a disputa do terceiro lugar da prova. Depois de falharem a disputa da final do africano, burquinabes e malianos jogam com o intuito de subirem ao pódio.
Fonte: Jornal de Angola
Tags
Desporto