Governo intensifica acção de protecção a crianças


O Governo Provincial de Luanda vai intensificar as acções especiais sobre as crianças instrumentalizadas e as com necessidades especiais, com maior incidência para as concentradas na rua, anunciou, ontem, o vice-governador para o Sector Político e Social.

Manuel Gonçalves, que falava durante a abertura do Fórum Provincial Sobre a Criança, garantiu, ainda, a intensificação da sensibilização e divulgação dos direitos das crianças, de modo a reduzir os níveis de violência contra os menores.

O vice-governador ressaltou a efectivação dos 11 Compromissos com a Criança como um dos ganhos alcançados, que se tem traduzido no bem-estar e na garantia dos seus direitos e naturalmente o seu desenvolvimento integral.

No encontro, que decorreu sob o lema "Municipalizar os 11 Compromissos Para Melhor Proteger a Criança”, Manuel Gonçalves assegurou que o Governo vai continuar a trabalhar para proporcionar e garantir melhor qualidade de vida a todos os menores sem discriminação.

Quanto ao lema do fórum, o responsável salientou que o mesmo remete a uma maior reflexão sobre o papel das administrações municipais, uma vez que a municipalização dos 11 Compromissos visa assegurar uma ampla protecção contra todas as formas de abandono, discriminação, exploração e exercício abusivo de autoridade no seio familiar.

Manuel Gonçalves considerou que a governação da província está atenta aos problemas que afligem as famílias e, sobretudo, as crianças, daí que uma avaliação deverá ser feita do período de 2017-2022, com o intuito de se perspectivar o quinquénio 2022-2027.

O vice-governador sugeriu que todos os órgãos que integram o Sistema de Protecção da Criança reforcem os seus programas de prevenção, protecção e promoção dos direitos dos menores.

Durante a sua alocução, o vice-governador aconselhou a criação de um espírito de paz e de amor, promovendo a fraternidade e a partilha no seio das crianças para o bem comum.

Durante o evento, em que participaram administradores municipais, entidades religiosas e tradicionais e parceiros do Sistema das Nações Unidas, debruçaram-se temas sobre violência contra a criança e estratégias ao nível provincial para o desenvolvimento da educação e cuidados na primeira infância e mecanismos de funcionamento do sistema de protecção da criança e estratégias para a inclusão social da criança com deficiência.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem