SME aposta na expansão de postos de atendimento nas comunidades

O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) está a desenvolver uma série de acções, com destaque para a instalação de novos postos de atendimento, no sentido de assegurar a desburocratização dos actos, garantiu o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa.


Comissário de migração Simão Milagres

O comissário de migração Simão Milagres realçou, na terça-feira, que o SME pretende trabalhar de forma continuada para a melhoria do atendimento, no âmbito da nova dinâmica dos serviços do órgão tutelado pelo Ministério do Interior.

O oficial ressaltou que, além da expansão de postos , a instituição está a apostar na capacitação dos quadros, com vista a melhoria do atendimento ao utente. "A nível interno, encontramo-nos num processo de formação contínua e, como prova disso, foi o investimento feito pela direcção do Ministério, que resultou no sistema que gere todo o sistema informático e possibilita a solução de problemas em tempo útil, assegurado por jovens técnicos”, disse.

Neste momento, o SME conta com 12 novos postos de atendimento em Luanda, com a inauguração, em finais de Abril, de novos serviços migratórios na Vila Clotilde e no Zango 8000, tudo isso para melhor servir o cidadão .

O comissário de migração Simão Milagres esclareceu que se tornou necessário a reinauguração do posto da Vila Clotilde, pelo facto de atender uma franja significativa do município de Luanda, enquanto o do Icolo e Bengo vai atender toda a zona dos Zangos.

Com essas acções, o Serviço de Migraçã e Estrangeiro vai poder cumprir com o objectivo de levar os serviços mais próximos dos cidadãos, de forma a prestar um trabalho de qualidade e diminuir o tempo de atendimento e de espera. "O posto de atendimento de Icolo e Bengo vai servir toda a localidade do Zango e parte de Viana”, avançou, assegurando que essas instalações dispõem de tecnologia de ponta para acelerar os processos migratórios.

Os utentes, além de contarem com sistemas de agendamento, vão consultar serviços no referido posto, que tem capacidade para atender 80 a 100 pessoas por dia. Explicou que o SME, há já algum tempo, está a apostar nos serviços de agendamento de forma a facilitar o atendimento directo. "O requerente tem uma hora definida para ser atendido e, desta forma, evitam-se as filas de espera”.

Acrescentou que os postos do SME, além da solicitação do Passaporte, contam com serviços de apoio aos estrangeiros (vistos de trabalho, turismo e outros), bem como de emissão de passaportes de serviço, acções que apenas se realizavam na sede da instituição. "A intenção é descentralizar os serviços migratórios, com abrangência às outras províncias”.

Atendimento nos SIAC

A nível nacional, os postos de atendimento do SME estão a ser estendidos aos SIAC, de forma a torná-los mais próximos do cidadão, garantir melhorias no atendimento e reduzir o tempo de espera, que se devia, também, à falta de consumíveis, situação que está, hoje, a voltar à normalidade, com o cumprimento de 15 dias para a entrega do documento.

"O Estado já solucionou a situação e desafogou o acumulado que existia”, realçou Simão Milagres, sublinhando, porém,que o número de postos ainda é insuficiente.

O comissário de migração disse que há a necessidade de se reforçar os serviços, para atender a crescente procura, principalmente pela densidade populacional a nível da zona Sul de Luanda.

Fonte: Jornal de Angola

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