O director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana no Cuando Cubango, Pio Viti Francisco, garantiu, nesta quarta-feira, na cidade de Menongue, que já começaram a ser emitidos os cartões de subvenção do preço de gasolina para os mais de 2.500 taxistas e mototaxistas que aderiram ao processo de licenciamento na província.
Em declarações ao Jornal de Angola, Pio Viti Francisco assegurou ainda que os cartões que estão a ser emitidos pelo Banco Africano de Investimento (BAI) e Banco de Fomento Angola (BFA) chegam ainda esta semana na província para serem distribuídos aos beneficiários.
O responsável explicou que, até agora, foram licenciados no Cuando Cubango 2.517 moto-táxis e 28 táxis, que exercem actividade nos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Calai, Cuchi, Cuangar e Dirico.
Fez saber que para evitar o uso impróprio, os cartões de subvenção da gasolina são personalizados, com o número da chapa de matrícula do veículo e nome do proprietário ou do motorista que solicitou.
Segundo Pio Viti Francisco, as viaturas ou motociclos que não forem licenciados não poderão beneficiar dos cartões de subvenção da gasolina. Apelou por este facto a todos os taxistas e mototaxistas a regularizarem a licença dos seus veículos para que estejam devidamente habilitados.
Informou que enquanto aguardam os cartões todos os taxistas e mototaxistas podem pagar o preço do litro da gasolina a 300 kwanzas sem qualquer receio, mas quando tiverem em posse não vão pagar mais este valor.
Acrescentou que para os táxis azuis e branco o valor do cartão mensal será de 168 mil kwanzas, os moto taxistas 31.500 kwanzas e os famosos carros gira-bairros de cinco lugares o montante será de 124.320 kwanzas.
Pio Viti Francisco pediu muita calma a todos os taxistas e mototaxistas na província, tendo em vista que os cartões já começaram a ser emitidos e em menos de cinco dias serão distribuídos.
Garantiu, ainda, que apesar de um ligeiro atraso na emissão e entrega dos cartões, os taxistas e mototaxistas na província do Cuando Cubango continuam calmos, porque foram esclarecidos que o Governo está a trabalhar para que esteja tudo resolvido o mais depressa possível.
Tags
Sociedade