O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse, ontem, que, embora a Ucrânia tenha reconquistado metade do território que a Rússia inicialmente ocupou durante a operação militar especial, Kiev enfrentou uma "luta muito dura" para a reconquista.
"Já retomou cerca de 50% do que foi inicialmente apreendido”, disse Blinken em entrevista à CNN no domingo. "Ainda são dias relativamente iniciais da contra-ofensiva. É difícil", disse, acrescentando: "Não vai acontecer na próxima semana ou duas. Ainda estamos a olhar para vários meses”.
As esperanças de que a Ucrânia possa expulsar rapidamente as forças russas do seu território após o lançamento de uma contra-ofensiva de Verão estão a desaparecer à medida que as tropas de Kiev lutam para romper posições russas fortemente entrincheiradas no Sul e no Leste do país.
No final do mês passado, o Presidente, ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o progresso contra as forças russas era "mais lento do que o desejado”, mas que Kiev não seria pressionado a acelerá-lo.
Tags
Mundo