China lança seu primeiro sistema operacional para computadores

 


A China apresentou o seu primeiro sistema operacional para computadores, designado OpenKylin. A iniciativa representa os esforços do país asiático para reduzir a sua dependência das tecnologias proveniente dos Estados Unidos da América.

Baseado no Linux de código aberto, o sistema operacional foi desenvolvido por uma comunidade de 4 mil programadores, 74 grupos de interesses especiais, assim como por 271 empresas lideradas pela Kylinsoft, empresa responsável pela apresentação pública do software.

Segundo o vice-presidente da Kylinsoft, Zhu Chen, o lançamento do OpenKylin 1.0 sinaliza que a China está preparada para os seus próprios softwares.

“Nós construímos versões anteriores ao 1.0. Esta nova versão significa que adquirimos a capacidade de liderar o desenvolvimento do sistema operacional por nós mesmos”, disse Zhu Chen em comunicado citado pelo Global Times

O OpenKylin já está a ser utilizado por 850 mil utilizadores, afectos ao programa espacial da China, e em vários sectores como, por exemplo, o das finanças, administração governamental, comunicação, energia, transporte, saúde e educação.

Conforme a Kylinsoft, o OpenKylin é um software projectado para atender às demandas dos clientes em termos de trabalho, vida, entretenimento e programação. A sua loja de aplicativos oferece cerca de mil opções de softwares, incluindo o WPS Office e WeChat.

Actualmente, o mercado global de sistemas operacionais de computadores é dominado pelo Windows (74%) e MacOS (15%). Entretanto, se os utilizadores da China migrarem para o OpenKylin, tanto a Apple como a Microsoft, poderão perder a supremacia neste segmento.

Contudo, a Kylinsoft garante que vai continuar a expandir a cooperação para atrair parceiros globais de software e hardware, para melhorar o OpenKylin e desenvolver alternativas para softwares de produtividade, como o pacote Office e até mesmo editores de vídeos.

Fonte: https://pti.ao/

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem