Polícia Nacional e Serviço de Bombeiros registam 30 mortes por acidentes de viação


A Polícia Nacional recomendou, em Luanda, maior prudência aos automobilistas na estrada, de modo a evitar acidentes que ceifam vidas humanas, causam vários feridos graves e provocam danos materiais avultados.

O porta-voz da corporação na capital, superintendente Nestor Goubel, disse, segunda-feira, que, durante o final de semana, 14 pessoas perderam a vida em consequência de 20 acidentes de viação, que provocaram, ainda, 32 feridos, entre ligeiros e graves.

Neste período, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou 16 mortes por acidentes, elevando para 30 o total de mortes nas estradas em sete dias na capital do país, Luanda. O excesso de velocidade e a falta de precaução no exercício da condução estiveram na origem dos acidentes, cujos danos materiais estão avaliados em 18 milhões de kwanzas.

A Polícia de Trânsito, disse, apreendeu 32 viaturas e 25 motorizadas, assim como sancionou 250 automobilistas, por várias infracções ao Código de Estrada, com destaque para 63 multas por falta de seguro automóvel, 69 por paragem em locais proibidos e 59 por não uso do cinto de segurança.

A Polícia Nacional deteve 92 automobilistas com idades compreendidas entre 31 e 54 anos, por condução em estado de embriaguez. Os mesmos, disse, vão ser encaminhados ao Tribunal para o julgamento sumário. Nestor Goubel adiantou que foram montadas sete barreiras de contenção de velocidade, com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, com maior incidência para a Avenida Fidel Castro Ruiz, Pedro de Castro Van-Dúnem Loy e 21 de Janeiro.

O oficial superior da Polícia Nacional disse que a corporação apreendeu seis armas de fogo, sendo quatro do tipo metralhadora AKM, duas do tipo pistola e uma granada.

A Polícia Nacional recuperou uma viatura de marca Hyundai do modelo i-10 cinzenta, assim como aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico que estavam em posse de supostos marginais, bem como deteve 171 cidadãos suspeitos de praticar crimes diversos. O porta-voz da corporação em Luanda explicou que as 12 micro-operações realizadas em todos os municípios da província permitiram esclarecer 73 crimes, com realce para três casos de abuso sexual, 41 de roubos e 17 de furtos em residências e na via pública.

Nestor Goubel adiantou ainda que o Serviço de Emergência da Polícia (113) registou 302 solicitações de intervenção, com destaque para os municípios de Viana, Kilamba Kiaxi e Luanda, que mereceram intervenção das forças da ordem.

O superintendente apelou aos cidadãos a denunciarem todos aqueles que utilizam armas de fogo ou objectos contundentes como facas, catanas, fragmentos de garrafa, para o cometimento de crimes, de forma a serem responsabilizados criminalmente.

Afogamentos

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) registou, durante o final de semana, 16 mortes, traduzidos em oito por acidente de viação, ocorrido em Luanda, três por presumível afogamento no Bengo, Huíla e Huambo, um por colhimento de comboio e outro por deslizamento de terras no Cuanza-Norte e Lunda-Norte.

O porta-voz do SNPCB, superintendente Félix Domingos, disse que as outras mortes estão relacionadas com dois suicídios por enforcamento, ocorrido nas províncias do Zaire e Lunda-Norte e um ocorrido no Bié, cujas causas estão por determinar. Os acidentes de viação, explicou, causaram ainda 31 feridos entre leves e graves.

Félix Domingos deu a conhecer que o acidente de viação ocorrido na sexta-feira, por volta das 19h40, no Distrito Urbano do Cabo Ledo, no troço dos Sete Irmãos, envolveu cinco viaturas, das quais morreram seis membros de uma mesma família.

Neste período, disse, foram realizados 121 serviços de socorros diversos, dos quais 63 atendimentos pré-hospitalares, que culminaram com a evacuação de pacientes para diferentes hospitais. Além disso, foram ainda registados 28 extinções de incêndios de pequenas proporções.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem