O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky demitiu, ontem, o embaixador do país no Reino Unido, Vadim Pristaiko, depois de descrever a resposta de Zelensky ao secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, como "um pouco de sarcasmo".
"Demitir Vadim Pristaiko da posição de embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Ucrânia no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e da posição de Representante Permanente da Ucrânia na Organização Marítima Internacional", realça um Decreto Presidencial publicado no site presidencial na sexta-feira.
O ministro da Defesa britânico disse à margem da Cimeira da OTAN em Vilnius, a 12 de Junho, que os países ocidentais queriam que Kiev fosse mais grato pela ajuda militar fornecida por seus aliados, ao invés de ser crítico de que a Ucrânia não esteja a ser deixada na aliança sob um procedimento acelerado.
Em resposta, Zelensky disse que não sabia o que mais poderia ser feito para mostrar gratidão e sugeriu que o secretário de Defesa britânico lhe dissesse como fazer isso.
Em uma entrevista ao canal de televisão Sky News, Prostaiko disse que não achava que "esse sarcasmo era saudável" e que a Ucrânia e a Grã-Bretanha "não precisam mostrar aos russos que temos algo entre nós". Afirmando que o ministro britânico deveria ligar para ele se surgisse algum problema.
Pristaiko foi nomeado embaixador da Ucrânia no Reino Unido a 20 de Julho de 2020. Antes da sua nomeação, este foi ministro das Relações Exteriores da Ucrânia de 29 de Agosto de 2019 a 4 de Março de 2020.
Tags
Mundo