Juiz define Julgamento de documentos classificados


O antigo Presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser julgado a 20 de Maio de 2024, depois que a maioria das primárias presidenciais decorrer, por acusações de que este acumulou segredos militares na sua propriedade em Mar-a-Lago, segundo ordenou, ontem, um juiz federal.

A juíza do Tribunal Distrital Aileen Canno, segundo a imprensa americana, esteve dividida entre os pedidos dos promotores para uma data de julgamento em Dezembro de 2023 e o pedido de Trump para adiar o julgamento até depois da eleição de Novembro de 2024.

Trump, que está apostado no regresso à Casa Branca, já enfrenta um julgamento criminal marcado para Março em Nova Iorque por acusações estaduais de falsificar registos comerciais em conexão com um pagamento em dinheiro à estrela de filmes adultos Stormy Daniels antes da eleição presidencial de 2016.

O ex-Presidente também enfrenta a perspectiva de acusações criminais adicionais do advogado especial Jack Smith numa investigação separada de interferência na eleição presidencial de 2020 e uma potencial acusação na Geórgia relacionada com a investigação de um promotor local de suposta adulteração de voto naquele estado.

A nova decisão de Cannon, que foi nomeada por Trump, evita em grande parte a questão de como os preparativos para o julgamento no caso federal que ela está a supervisionar vão interferir com as exigências de uma campanha eleitoral presidencial.

Cannon observou que os advogados de Trump argumentaram que o caso enfrenta "preconceito intransponível na selecção do júri decorrente da publicidade sobre a eleição presidencial de 2024”, mas a juíza achou "desnecessário” abordar essa questão "neste momento”.

A ordem do juiz divulgada na sexta-feira também define formalmente que o julgamento vai ocorrer em Fort Pierce, Flórida, que normalmente atrai jurados de cinco condados ao longo ou perto da Costa do Tesouro do Estado.

Esses condados foram pró-Trump na eleição presidencial de 2020 do Condado de Palm Beach, onde os promotores federais entraram com o caso criminal.O clube social e propriedade Mar-a-Lago de Trump está localizado no Condado de Palm Beach e os crimes — que incluem armazenar documentos altamente classificados e obstruir os esforços do Governo para recuperá-los — foram supostamente cometidos lá

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem