Quatro nações fazem estreia na competição

 
 
Quatro selecções vão fazer a estreia na segunda edição do AfroCAN, competição que arranca, com a disputa de quatro partidas da fase preliminar referente aos grupos A, B, C e D.

Trata-se do Gabão, Moçambique, Camarões e Rwanda. Doze selecções divididas em quatro grupos de três nações cada começam a lutar a partir de hoje pela coroa africana que se encontra em posse da República Democrática do Congo (RDC).

Nigéria, uma das potências do basquetebol africano, beneficiou de um Wild Card (convite) da Fiba-Afrique e vai disputar pela segunda vez consecutiva a edição número dois da prova reservada aos atletas que actuam nos respectivos campeonatos nacionais.

RDC, Quénia, Angola e Marrocos qualificaram-se directamente para o certame que arranca hoje, no Pavilhão Arena do Kilamba.

Mali, Rwanda, Côte d´Ivoire e Tunísia disputaram eliminatórias nas respectivas zonas para garantirem presença na fase final.

À semelhança do que aconteceu na primeira edição da referida competição, a edição número dois da prova será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, qualificando-se directamente para os quartos-de-final as quatro primeiras selecções de cada grupo.

Entretanto, o segundo e terceiro classificados de cada sistema cruzado A com B e C com D vão lutar pelos últimos quatro passes de acesso aos quartos-de-final. As selecções que falharem o apuramento aos "quartos" vão disputar as classificativas do nono ao décimo segundo lugar.

A fase preliminar começa amanhã e encerra na segunda-feira. Terça-feira, a competição regista folga geral, reatando na quarta-feira.

A final da segunda edição do AfroCAN acontece no dia 16 do mês em curso, no Pavilhão Arena do Kilamba, infra-estrutura construída em 2013, no âmbito da realização no país da 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em patins.

Participação esteve em risco

A selecção de Moçambique vai disputar a segunda edição do AfroCAN, depois de superar as dificuldades financeiras que quase colocaram o país do Índico fora da competição, que arranca hoje, no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda.

Integrante do Grupo D, juntamente com os Camarões e República Democrática do Congo (RDC), o combinado de Moçambique desembarcou ontem, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Ultrapassados os constrangimentos financeiros, o país irmão está agora focado no desafio de estreia frente à similar dos Camarões, desafio marcado para amanhã, às 19h00, no Pavilhão Arena do Kilamba.

Hoje, os moçambicanos realizam a última sessão de treino, para limar as últimas arestas, antes da estreia amanhã.

Na segunda jornada a selecção de Moçambique terá pela frente a RDC, actual campeã africana em título.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem