A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol deixa hoje, por volta das 16h40, a cidade do Porto, Portugal, com destino a Madrid, capital espanhola, a fim de dar prosseguimento ao estágio pré-competitivo, visando a Copa do Mundo da Ásia (Japão, Filipinas e Indonésia), prova a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro.
Depois de trabalhar aproximadamente dez dias em terras portuguesas, os hendecacampeões africanos que continuam desprovidos dos postes Bruno Fernando e Sílvio Sousa vão disputar o primeiro torneio internacional no Reino de Espanha.
Bruno Fernando, poste dos Atlanta Hawks da Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA), deve juntar-se ao grupo de trabalho no decorrer desta semana, segundo apurou o Jornal de Angola junto de uma fonte federativa.
Após uma temporada menos conseguida, o internacional angolano, 24 anos, dois metros e seis, encontra-se em Espanha a realizar um ciclo de preparação com alguns jogadores que militam na NBA.
"O Bruno Fernando deve juntar-se ao grupo de trabalho ainda no decorrer desta semana. Felizmente, o atleta se encontra em Espanha e esta situação vai acelerar ainda mais a sua inserção na Selecção Nacional”, augurou a fonte.
Por sua vez, Sílvio Sousa que trocou o basquetebol francês pelo grego, deve integrar a Selecção Nacional nos próximos dias.
Os dois atletas são as principais unidades do seleccionador Josep Clarós "Pep” para abordar com alguma competência o Mundial, que pela segunda vez contará com a participação de 32 nações.
Para a Copa do Mundo, o comandante do cinco nacional convocou 22 jogadores. Do grupo, dez ficarão de fora, pois, o seleccionador ficará apenas com os 12 embaixadores que vão representar o país no evento.
Josep Clarós "Pep” trabalha com vinte jogadores, dos vinte e dois convocados para a "operação” Manila, Filipinas, sede do Grupo A.
Angola vai disputar a fase preliminar do Mundial inserida no Grupo A, ao lado das similares da Itália, República Dominicana e da anfitriãFilipinas.
Entretanto, na primeira semana de preparação, o seleccionador nacional deu primazia à componente física, sem descurar os aspectos técnicos e tácticos.
"Pep” vai continuar a aprimorar o físico, por forma a apresentar na Copa do Mundo uma Selecção altamente competitiva, dado as exigências da própria competição.
O combinado angolano vai disputar o nono Mundial. A estreia aconteceu em 1986, no Reino de Espanha, a convite da Fiba-Mundo.
Seguiram-se as presenças nas provas disputadas em 1990(Argentina), 1994 (Toronto/Canadá), 2002 (Indianápolis/Estados Unidos da América), 2006 (Japão), 2010 (Turquia), 2014 (Espanha) e 2019 (República Popular da China).
Angola defronta Côte d’ Ivoire e Venezuela
Angola vai defrontar as similares da Côte d’ Ivoire e Venezuela no torneio internacional, a decorrer em Madrid, Espanha, no âmbito da preparação visando o Mundial da Ásia.
Os hendecacampeões africanos vão disputar dois a três torneios internacionais antes de entrarem em cena na Copa do Mundo, competição que arranca no próximo mês, em três países diferentes, nomeadamente Japão, Filipinas e Indonésia.
Depois de ter defrontado e perdido no torneio de apuramento, o cinco nacional voltará a medir forças com a Côte d’ Ivoire.Na disputa da primeira janela de qualificação zona africana, que decorreu na província de Benguela,perdeu por 56-57. Em Abidjan, na disputa da quarta janela, os angolanos voltaram a baquear com os ivoirienses por 75-73.
Os hendecacampeões africanos vão aproveitar o torneio internacional para o ajuste de contas.
Tags
Desporto